sexta-feira, 11 de junho de 2010

A DOXOLOGIA DO LOUVOR.

O fundamento do louvor a Deus

O futuro do cristão pode se tornar presente e o comportamento atualpode ser determinado pelo futuro.
Se a chama da esperança
permanecer viva dentro do cristão, ele terá alegrias e condições
de pronunciar ou cantar expressões de louvor a Deus.


DOXOLOGIA é uma fórmula litúrgica usada nos finais das orações. Pode ser falada ou cantada e tem o objetivo de glorificar e exaltar a Deus. Na Bíblia há várias doxologias, especialmente em Apocalipse. O texto de 1Pedro 1: 3-9 é uma linda doxologia, considerada um hino de louvor daesperança cristã. Nos dias atuais, quando parecem faltar e esperançapara muitos, esta mensagem traz grande conforto e edificação.

O texto mostra três oposições: morte e vida, v. 3-5; tristeza ealegria, v. 6-7; crer no futuro e viver o presente, v. 8-9. A exaltação aDeus é desenvolvida como tema principal, sendo a e a esperança a idéiacentral deste texto. Vejamos:


Morte e vida: esperança de renascer em Cristo, v. 3-5.

DEUS fez Jesus voltar à vida, trazendo-o do meio dos mortos. Comisso, a todos que aceitam a Jesus, Ele dá uma viva esperança de que terãonova existência. Assim como aconteceu com Jesus acontecerá com ocristão. A vida não termina aqui na Terra. Para o crente, há vida eterna comDeus após a morte física.

Renascer é uma sucessão de mudanças para melhor, pela qual ocristão é impelido a uma existência mais nobre do que aquela a quepertence por natureza. Acontece uma interrupção de relações entre opassado e o presente, entre o antigo e o novo homem. Somente a morte eressurreição de Jesus podem produzir esta nova origem.

Renascer encontra-se vinculado com a idéia de batismo, que é umsimbolismo que caracteriza o início de uma nova vida. A pessoa não recebe automaticamente a perfeição da nova vida, mas sim a esperança viva, aconvicção da salvação.

O alvo da esperança é uma herança incorruptível e sem mácula, queestá reservada nos céus. Todos os renascidos têm a certeza de que odireito adquirido através Cristo não falha.

Tristeza e alegria: a esperança de ter autêntica, v. 6-7.

A FÉ SE CONFIRMA em momentos desagradáveis. Nisso se manifestaà oposição tristeza, provocada por várias provações, e à alegria, demonstrada pela esperança de ter uma autenticada, confirmada.

Aqueles que possuem a esperança de uma nova vida plena atravésde Cristo são passageiros por esta terra e, por isso, estão sujeitos aos maisdiversos tipos de intempéries deste mundo. Ser vítima de um ato violento,passar por dias dolorosos de enfermidades, experimentar situações danosas fazem parte da vida. Mas a alegria e o sofrimento do esperançoso pela voltade Cristo necessitam caminhar lado a lado, existir simultaneamente.

Contudo, passar por sofrimento e provações se for necessário.Ninguém deve criar situações que provoquem dificuldades ou ver osproblemas como fazendo parte do “destino”. O esperançoso da vida eternanão está à mercê do acaso, mas guardado pelo poder de Deus.

Tudo aquilo que acontece ao cristão tem o objetivo de autenticarsua . As situações aflitivas e penosas são testes da . Isso é semelhanteà purificação do ouro pelo fogo. Mas a esperança, fundamentada em Cristo, auxilia a superar os momentos que atestam a veracidade da crença emJesus. Assim, a que prevalece às provas, tentações e tribulações é maispura e mais valiosa do que qualquer metal precioso.

A igreja é o lugar de ensino para fortalecimento da cristã. Ela podeproporcionar ao esperançoso cristão melhor relacionamento com Jesus.Através do ensinamento bíblico, o sentimento de amor e a convicção nasverdades eternas podem ser fortalecidas.

Crer no futuro e viver o presente:
a esperança da salvação em Cristo Jesus, v. 8-9.

NA VIDA PRESENTE, o cristão ama e acredita em Jesus, mesmo não o tendo visto, e espera o resultado desta num futuro próximo: a salvação de sua alma. Em seu dia-a-dia, vive uma relação constante com Cristo.Assim, a oposição entre crer no futuro e viver o presente é uma realidadecristã.

A ausência de solicita algo visível para crer. A exigência de provasé a maior indicação de que está faltando . Uma esperança que não émais esperança, pelo próprio fato de estar vendo. Procurar ancorar a vidaespiritual em algo que não pode ser contemplado com olhos humanoscostuma ser complicado para alguns. Pedro esteve pessoalmente com Jesus,mas os leitores de sua Epístola e os cristãos atuais não tiveram essaexperiência. Mas, mesmo assim, todos crêem em Jesus.

A não é um covarde substitutivo para a falta da possibilidade dever o objeto da . Os esperançosos exultam em alegria inexprimível,indizível e cheia de glória. O reconhecimento de ser conservado para a salvação pelo poder de Deus produz exultação e excessiva alegria, umtransbordar de gozo. O cristão não pode parar e ficar contemplando suasaflições porque tudo é insignificante quando confrontado com o regozijo queacontecerá no fim dos tempos.

O alvo final da é a salvação da alma. Embora crendo no futuro, énecessário viver a alegria no presente. A crença nesse futuro determina ocomportamento do crente no presente, a ponto de trazer esperança parasua comunidade. As pessoas podem tomar a decisão salvífica, ser batizadas e permanecer recebendo orientações para o crescimento pessoal. comessa maturidade cristã, o crente pode influenciar o meio em que está inserido.

Conclusão

O QUE O APÓSTOLO Pedro está ensinando é que, quando aesperança é fraca, a o será também. O futuro do cristão pode se tornarpresente e o comportamento atual pode ser determinado pelo futuro. Se achama da esperança permanecer viva dentro do cristão, ele terá alegrias econdições de pronunciar ou cantar expressões de louvor a Deus. Em síntese,em 1Pedro 1: 3-9 fica claro que a ressurreição de Jesus Cristo, operada porDeus Pai, é a base e o fundamentado de toda palavra de louvor que podeser dada a Deus. Com em Jesus, a vida cristã pode proporcionar muitasalegrias.


Francisco Araújo Barretos Neto

Nenhum comentário: