domingo, 17 de janeiro de 2010

SOIS TAMBEM VÓS IGNORANTES?


Hoje estamos em Marcos capítulo 7 dos versos 1 ao 23, um texto belíssimo e de grande ensinamento para nós, todo parágrafo gira em torno da atitude dos discípulos de Jesus comerem sem observar a tradição dos antigos de lavar bem as mãos antes de comer.

O próprio narrador nos versos 3 e 4 faz questão de explicar que se tratava de uma tradição muito forte entre os judeus: {Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.}” algumas traduções apresentam o texto entre colchetes o que já é convencionado como não pertencente aos manuscritos da bíblia, porém a veracidade das escrituras não é meu objetivo aqui, os versos destacam a complexidade do assunto em questão em que Jesus esta envolvido, pois, aquele que se apresenta como rei dos judeus não respeita as tradições do seu próprio povo, mas Jesus distante de todas essas discussões usa do momento para estabelecer mais uma verdade sobre o reino de seu Pai, e chama os Fariseus e os Escribas de hipócritas dizendo que abandonaram o ensino de Deus para ensinar ao povo mandamentos de homens, dizendo ainda que o culto que prestam  é em vão uma vez que estão presos apenas as tradições humanas, E Jesus acrescentou: Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição. 

Claramente vemos que Jesus não estava tratando uma questão isolada, mas fazia um alerta aos próprios discípulos e hoje a nós que em um cem número de vezes temos deixado os mandamentos de Cristo e vivido apenas embaixo de doutrinas de homens que criam regras que nos dizem o que podemos e não podemos fazer, Jesus põe fim a discussão dizendo que o que contamina o homem não é o que entra nele mas sim aquilo que sai dele, porque dentro do homem, em seu interior é que esta arraigado todo pecado.

O pecado não é um fato exterior que entra em nós e nos contamina, o pecado esta dentro de nós, somos nós o próprio pecado e é a forma com a qual agimos, a forma com a qual vivemos é que dirá se somos pecadores ou não, e isso nada tem haver com a maneira com a qual nos vestimos ou nos portamos, ou ainda sob quais regras vivemos. Jesus esta nos ensinando o seguinte: Cuidem do vosso proceder, cuidem de que forma vocês manifestam o vosso interior porque é de dentro de vocês que brotam o pecado: “Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem. Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem. “

Ninguém é influenciado por ninguém, todo mal já esta dentro de cada um de nós, essa é a verdade do cristianismo, não há bem em nós, precisamos da graça de Deus revelada em Cristo Jesus, que revela nossa verdadeira condição e nos mostra que não é com atitudes externas, não é com a mortificação da carne por meios de sacrifícios, ou pelos muitos afazeres religiosos que essa realidade vai mudar, porque tudo isso é apenas doutrina de homens, o que precisamos é reconhecer quem somos, é reconhecer que esse não era e nunca foi o propósito de Deus para nós e para que com efeito venhamos a nos tornar nova criatura precisamos conscientemente lutar contra nossa natureza perversa, que não será mudada pelo menos não na carne, fitarmos nosso objetivo naquilo que Jesus nos ensinou como valores do reino e assim seremos dignos de ser chamados CRISTÃOS.

Como fazer isso? Bem isso não é tarefa minha lhe dizer, nem minha nem de ninguém, isso você descobre estudando o evangelho e deixando que a palavra de Deus lhe seja revelado, lembre-se Deus se relaciona com o homem de forma particular, o peso dos seus preceitos não são iguais para todos.


Sola Gratia

Reinaldo

Nenhum comentário: