quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A IGREJA VERDADEIRA.


Alguém já disse: "Se a igreja não fosse de Deus os homens já teriam terminado com ela". Deus criou todas as coisas, e teve o bom gosto de criar tudo em ordem e perfeito. Mas o homem tem o poder de estragar tudo.

Ontem recebi um e-mail de um grande amigo com o seguinte texto:

Subject: saudade

Bom dia!

Cada dia que passa, fica mais dificil se envolver com a igreja, pode falar que a culpa é minha, pode dizer que estou em pecado, podem dizer o que for. Mais não tem como, depois da experiência que Deus me proporcionou de uma igreja viva, uma igreja que se preocupa com as pessoas, uma igreja que deixa Deus agir, não tem como, em tudo que vou fazer eu comparo com a igreja verdadeira, ai você vê pessoas querendo ser deus, se intrometendo na vida das pessoas, se preocupa mais em se aparecer do que com os sentimentos das pessoas, se esta tudo bem, se esta passando por dificuldade. Cara num da, preciso servir a Deus, quero servir a Deus, mas não consigo fechar meus olhos para essas coisas. Procuro algo alternativo pra ver se consigo me envolver, mais dentro do meu coração não é isso que quero...

Vou me reservar o direito de não declarar o nome dessa pessoa, não obstante a sua declaração de ter experimentado fazer parte de uma igreja que trabalha pelas pessoas, minha experiência diz que todos que estão atualmente lotando os templos evangélicos pelo Brasil estão um busca exatamente disso, atenção, cuidado, relacionamento, buscando resgatar o sentimento de utilidade e não produtividade como cobram os “líderes” eclesiásticos contemporâneos, sob a batuta de que “O CRENTE QUE NÃO TRABALHA ATRAPALHA”.
Na verdade a grande maioria dessas pessoas, nunca experimentou vivenciar uma igreja assim e por isso não conseguem mensurar o desabafo acima.
Ao mesmo tempo é muito simples e muito difícil a manutenção dessa igreja:

Simples porque o próprio corpo quando não recebe a poda humana (quem pode podar é só o agricultor: O Deus todo poderoso quer dizer: quando o “líder” fica a criar mecanismos de controle e aprisionamento para manter essas pessoas sobre sua vigilância ele produz esses efeitos nefastos que na maioria das vezes não afeta a estrutura organizacional mas sim a vida espiritual de seus membros) produz uma igreja ajustada conforme descrito por Paulo em sua carta aos Efésios capítulo 4
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operaçäo de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificaçäo em amor.
Simples não, é o próprio corpo produzindo vida e vida abundante.
Difícil porque na grande maioria das vezes os “líderes” evangélicos não querem abrir mão da “onipotência” que os membros acabam por outorgar a eles, a massagem produzida no ego é maior e melhor do que a satisfação de liderar pessoas que são autenticas em suas ações, porque tal proximidade os deixa em pé de igualdade com cada membro.
Assim, quem sou eu para julgar tal desabafo, quem me dera todos um dia experimentem o que nós experimentamos e isso só nos faz perseguir e buscar uma igreja verdadeira.

Nenhum comentário: