domingo, 18 de julho de 2010

"MAUS DESEJOS"

1 João 2.16

"Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo."

Esse mesmo verso da Bíblia também é traduzido assim:
"Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo".

E uma tradução bastante antiga é: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo".

A maneira como os espanhóis traduziram esse verso. Preste atenção; eles dizem: "porque todo lo que hay en el mundo--los deseos de la carne, los deseos de los ojos y la soberbia de la vida-- no proviene del Padre sino del mundo". O que lemos como "cobiça" ou como "concupiscência", é traduzido na Bíblia espanhola por "deseos" ou "desejos", algo que a "Nova Tradução na Linguagem de Hoje", da Bíblia, procurou fazer.

Portanto, "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" ...esses são "maus desejos", desejos próprias da natureza humana pecaminosa.

A tendência natural de todos nós é seguir aquilo que amamos e desejar aquilo que nos agrada. Porém, se não nos precavermos, se não tomarmos cuidado, vamos correr o risco de cultivar em nós, desejos que são desordenados e fora dos limites estabelecidos por Deus.

Há coisas que são boas, legitimamente boas, mas sabe, "o excesso de coisas boas pode trazer resultados ruins e pecaminosos", o excesso de coisas boas pode ser venenoso, e muitas pessoas, por não verem excesso em seus desejos, têm-se entregado de tal modo a eles, que estão fazendo mal a si mesmas, a Deus e ao próximo.

Desejo dos olhos, desejos da carne e soberba da vida esse é você e esse sou eu, sem tirar nem por mais nenhum detalhe.

Quando falamos em desejos da carne a primeira coisa que vem a mente são os apetites sexuais, e esta correto pensar assim, mas não somente eles traduzem esses desejos carnais que exigira de nós tamanha luta para derrotá-los em função de um novo estilo de vida implantado em nós pelo Espírito de Deus através da revelação do evangelho de Cristo, não nos é possível exterminá-lo mas sim combatê-lo, ceder a esses desejos é o mesmo que renunciar sua fé.

O desejo dos olhos é o desejo intenso de adquirir bens materiais, é a ambição de comprar tudo o que atrai, a ambição de possuir, de adquirir coisas, de acumular coisas. É a cobiça dos olhos... a pessoa só contempla as vantagens terrenas: riqueza, fama e prazer, isso é tudo o que ela quer. Mas é tolice correr desenfreadamente atrás daquilo que não trouxemos para este mundo. Numa das cartas do NT está escrito (1 Tm 6.7): "O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!".

Há pessoas que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro que juntaram para recuperar a saúde. Tolice. Não compensa. Que contraste com Jesus, o Eterno Filho de Deus! A vida de Jesus na terra começou num estábulo emprestado e terminou num túmulo emprestado... nada era dEle!

Mas esse desejo excessivo por adquirir coisas é também conhecido como "avareza". E essa pessoa que se apega demasiadamente às coisas materiais, inevitavelmente, é alguém que acaba se esquecendo de Deus. Os olhos dessa pessoa não conseguem ver o vertical, de onde vem a salvação; ela somente vê o horizontal, o mundo e as coisas que nele existem. Mas o primeiro grande mandamento de Deus já estabelece: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças" (Mc 12.30). 


Quem deseja possuir, quem deseja adquirir os bens desta vida, está incapacitado de amar a Deus. Porque os olhos de uma pessoa assim ficam saturados, voltados tão somente para as coisas terrenas: a riqueza, a economia... então, ela não consegue mais ver Deus em seu caminho.


A soberba da vida é o desejo de posição. É querer estar acima de todos.
E este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem: o orgulho, o egoísmo. A pessoa que faz de tudo só para se promover, que faz de tudo só para ser elogiada, que faz de tudo só para receber parabéns, é tão orgulhosa quanto Satanás, e tem se tornado "deus" de si mesma.

Ouça: esse desejo é veneno mortífero!


O livro de Provérbios, na Bíblia, diz que "O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça".

Você somente será feliz, somente será bem-aventurado, se for pobre de espírito.
No Sermão da Montanha, Jesus declarou isto: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus" (Mt 5.3). Ser "pobre de espírito" significa reconhecer que você não possui em você mesmo qualquer auto-suficiência, mas que depende do poder e do favor de Deus para poder entrar no Reino dos céus. Portanto, se você é orgulhoso, auto-suficiente, cheio de si mesmo, a Bíblia diz: você não herdará o Reino dos céus.
 

 Como escrevi no início não é possível exterminar esses desejos dentro de nós, mas é preciso combatê-los, pois, a entrega aos mesmos produzirá grande sofrimento. Reconhece-los é imperativo afim de não cumpri-los e também não compactuarmos de situações e locais onde sejam imperativos, mensagens apelativas para que os membros tomem cuidado com os desejos sexuais e muitas vezes com riquezas de detalhes e que são quase que marca registradas de pregações, podém indicar uma luta muito grande por parte do pregador com esses desejos, também vemos a forma com que os templos e seus líderes tem se enchido de glória com suas construções, carros e roupas que deixam muitos membros de suas igrejas com vergonha de frenquentar os cultos e por último temos visto o próprio Jesus deixado de lado: a igreja do pastor fulano, do pastor siclano, do bispo sei lá o que, esses homens chegam em seus mega eventos com proteção, entram por portas separadas da multidão, chegam dão o recado e partem antes que alguém os incomode, pra falar com eles é preciso hora marcada e com muita antecedencia e a desculpa é sempre a mesma, o tempo, as muitas atribuições, e ainda dizem nos pulpitos do seu cansaço , das viagens interminaveis, chegam a dizer que tem deixado seus afazeres particulares de lado por causa do reino de "Deus" e o que me dói em tudo isso é que o povo aplaude, estão criando um monstro e aplaudem. Mas haverá um dia que não sairá aplausos dessas mãos.

Sola gratia.

Reinaldo

4 comentários:

Unknown disse...

Muito boa reflexão Ir. Reinaldo.
Esse é um combate que dia após dia venho lutando e peço forças a Deus pra que seja capaz de controlá-los. Obrigado pela mensagem.

Unknown disse...

Boa noite que esclarecimentos maravilhosos me ajudou bastante.

Unknown disse...

Boa noite este esclarecimentos com certeza me ajudaram bastante.

Unknown disse...

Glória Deus me ajudou muito a refletir em algumas coisas.