domingo, 25 de julho de 2010

O SILÊNCIO É DE OURO

Quanta dor causada pelas palavras!

Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra pela sua boca, mas sim pelo que sai dela e conclui dizendo "porque a boca fala do que esta cheio o coração" Lucas 6:45.

Você conhece de fato quem é você?, proponho que você faça um exercício agora, de uma pausa nessa leitura, feche seus olhos (apenas para não desviar a sua atenção) e tente se lembra do conteúdo de suas palavras nas últimas 24 horas.

E ai? teve coragem? Qual sua conclusão? o conteúdo de suas palavras dizem quem você é? Não quer essa realidade?

Gosto muito da passagem de Tiago que diz: "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:14 e 15). 

Esse texto faz alusão ao meu post anterior sobre os maus desejos, mas uma coisa é o desejo brotar dentro de nós outra é consumá-lo, conceber o desejo é que dá luz ao pecado, mas consumá-lo vai da nossa decisão, ninguém é impelido, há uma decisão nossa de praticar ou não o pecado, assim é o falar, deve ser por isso que temos dois ouvidos e uma boca, os que muito falam tendem a realizar pouco, pode perceber! em todo grupo invariavelmente os que mais falam são sempre os que menos realizam.

Espero que no exercício que te propus acima, você tenha percebido o quanto de nossas palavras são murmurações, queixas, insatisfações que em nada mudam nossa realidade a não ser gerar em nós uma atitude pessimista que contraria nossa fé.

O homem de poucas palavras dificilmente será leviano em suas conversas, pois saberá medir as suas palavras, sempre aconselho a Ana Paula e o Junior (meus filhos) sejam sempre os últimos a falar, nunca interrompam, pensem sobre tudo o que ouviram e só então digam algo.

Tenho certeza que em grandes eventos teve aquele momento em que você parou para ouvir o grande ruído da massa, todos falando ao mesmo tempo, o barulho é do homem e o silêncio é de Deus.

"Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus." Salmos 46:10

Nossa alma precisa de silêncio, já percebeu que Jesus sempre deixava a multidão para estar só, o silêncio acalma, o silêncio instrui, no silêncio conseguimos ouvir a voz de Deus que é incompatível com o ruído dos homens. 

Um provérbio oriental diz: "A palavra é de prata e o silêncio é de ouro."

Se o conteúdo de nossas palavras dizem quem somos e norteiam o rumo das atitudes que tomamos, então esta na  hora de mudar, façamos como Davi: "Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios." Salmo 141-3

Esse assunto é mais sério ainda. Veja:

“Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardio pra falar ...  Se alguém não tropeça no falar é perfeito... Ora,  a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno... A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar... Com ela bendizemos ao Senhor; também com ela amaldiçoamos os homens, feito à semelhança de Deus: de uma só boca procede benção e maldição...  Seis cousas o Senhor aborrece... Língua mentirosa... Testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”  
(Veja os textos na integra: Tg 1.19; 3.1-12 e Pv 6.16-19)

O Senhor Deus, aconselha ao homem para que aprenda a ouvir, e valoriza os servos que na obediência aos princípios eternos, tornam-se  bons ouvintes.
”... chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios tolos...” (Ec 5.1). O abrir a boca em muitos casos não é uma atitude sábia, e pode levar-nos ao erro. É preciso aprendermos ouvir, tanto o certo quanto o errado e, após uma reflexão o falar. Assim, não proferiremos palavras néscias. “...e do muito falar, palavras néscias.” (Ec 5.3) A  condição de ouvinte é um conselho que encontramos em toda a Bíblia:

”Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá...” (Is 55.3)

O Senhor nos ensina que devemos ser tardios no falar, ou seja, é preciso pensar antes, não sermos precipitados nas declarações ou em expor nossas conclusões. Às vezes a primeira impressão, leva-nos à conclusões que não correspondem com a realidade de uma situação. Bom e calar-se!
Veja o conselho de Salomão:

“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma... Sejam poucas as tuas palavras...” (Ec 5.2,3)

“Não consintas que a tua boca te faça culpado... Como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também nas muitas palavras...” (Ec 5.6,7)

”O homem prudente, este se cala.” (Pv 11.12)

“Até o tolo, quando se cala, é tido por sábio” ( Pv 17.28)

”No muito falar não falta transgressão, mas o que modera seus lábio é prudente” (Pv 10.19)

Esse texto não é uma apologia aos que crêem que "há poder nas palavra" e que elas podem determinar o rumo das coisas, não, apenas estou dizendo que o conteúdo de nossas palavras revelam quem somos e conseqüentemente se formos disciplinados no uso delas poderemos construir uma vida melhor para nós e para aqueles que nos cercam.

”Se alguém supõem ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã.” (Tg 1.26)



Sola Gratia


Reinaldo.

Nenhum comentário: