segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O TEMOR DE DEUS.


Bom, essa conversa de que eu imaginava Deus como um velho de cabelos compridos e brancos com um cajado na mão apontando meus erros é coisa do passado e de criança e acabou se transformando em algo que se diz de forma mecânica, poucos pensaram assim na verdade.
O dicionário define a palavra temor da seguinte forma: “medo, temor, reverência, respeito.”
Na Bíblia alguns versículos são clássicos tais como:

Jó 28:28
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Salmos 111:10
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

Provérbios 1:29
Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:

Provérbios 8:13
O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

Provérbios 14:27
O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.

Provérbios 15:16
¶ Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.

Provérbios 19:23
¶ O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.

Atos dos Apóstolos 9:31
Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.

Salmos 2:11
Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor

Efésios 5:21
¶ Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

São mais de duzentas citações para a palavra temor, o que denota a relevância do assunto. Nos relatos dos atos dos apóstolos no capítulo 2 verso 43 diz o seguinte “e em toda alma havia temor...” Temor de Deus não consiste em um pavor ou medo irracional que paralisa o homem e o deixa como quem usa tapas nos olhos, não esse não é o temor do Senhor.


O temor é fruto do conhecimento de Deus, o salmista no Salmo 34 faz um convite a aprendermos do temor do Senhor, ou seja, precisamos conhecê-lo para temê-lo, o medo, a reverência o respeito que possamos vir a ter de Deus é produto do apreciar as qualidades do nosso Deus, Ele é santo, Ele é justo, Ele é poderoso e qualquer ser humano deve sentir respeito para com o criador e juiz de todos. (2 crônicas 19:7-9).


É o temor de Deus que nos protege dos maus caminhos, sem o temor de Deus nos sentiremos livres para tomarmos o melhor rumo que acharmos a nossa frente, pois, é o temor de Deus que nos dá entendimento (Jó 28:28) é o respeito a Deus que nos dá motivos para evitarmos o pecado em nossa vida, o homem sem temor é uma máquina desenfreada de cometer pecados, ora por decisão, ora pela própria natureza que fica desenfreada sem o temor de Deus. Veja como o homem carnal comete tantas barbaridades em nossos dias contra tudo e todos inclusive ele mesmo, nossa natureza é perversa e é sábio contê-la.

Cada um de nós tem a opção de buscar e aumentar o conhecimento acerca de Deus, da sua pessoa, dos seus atributos, seus preceitos, juízos e condenações. (Salmo 34:11) já que é uma opção, então é claro que a busca por conhecimento e conseqüentemente o aumento do temor a Deus pode ser rejeitada e assim desprezar o temor de Deus. (Provérbios 1:7,29)
O temor de Deus é essencial para a manutenção da vida espiritual do crente, é por falta de temor que temos muitos fracos na fé e outros que abandonaram, é o temor de Deus que sustenta o Cristão firme na presença de Deus, é o Temor a Deus que faz com que o Cristão se afaste do pecado e da aparência dele, é o temor de Deus que filtra os pensamentos humanos e esquadrinha os desejos e intenções do coração.

Nenhum comentário: