terça-feira, 7 de abril de 2009

maior felicidade

Jesus ensinou que “há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20.35). E não é difícil compreender suas razões. A experiência de dar nos aproxima de Deus e nos assemelha ao seu Filho Jesus, pois Deus é amor, e a expressão do amor é a dádiva: Deus amou o mundo e deu seu Filho (João 3.16). Jesus aprendeu com seu Pai: “como o Pai me amou, assim eu vos amei”(João 15.9), e sabia que não era possível amar sem dar: “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”(João 15.13), e por isso fez a opção pelo amor e pela doação: “eu dou a minha vida; ninguém a tira de mim, mas eu a dou por espontânea vontade” (João 10.17,18). A contribuição e a doação dos discípulos de Jesus promovem justiça e suprem necessidades de tantos à margem dos bens mínimos implicados na vida com dignidade, pois a fartura de uns supre a falta de outros, de modo que “quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco” (2Coríntios 8.14,15). A experiência de dar nos torna cooperadores de Deus, pois assim como Jesus Cristo deu a vida por nós, também devemos dar a vida pelos irmãos (1João 3.16). A cadeia da vida iniciada no ato voluntário de Deus ao criar, seguida pelo ato voluntário de Jesus Cristo ao encarnar para morrer e ressuscitar, deve ser continuada pelos que se renderam ao amor de Jesus, que os comissiona: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (João 20.21). A contribuição de cada discípulo de Jesus resulta em gratidão a Deus e glória ao seu nome: “a generosidade resulta em ação de graças a Deus”, “transborda em muitas expressões de gratidão a Deus”, e por meio do serviço dos doadores “muitos louvarão a Deus” (2Coríntios 9.11-13). Os discípulos de Jesus consideram a oportunidade de contribuir um privilégio concedido pela graça de Deus, e de tal maneira são solidários ao coração de Deus em seu espírito de amor e dádiva que, mesmo em meio às severas dificuldades e extrema pobreza, “transbordam em pródiga generosidade”. O que doam não lhes é arrancado, pois a si mesmos já se entregaram em oferta a Deus, pois aprenderam que nunca deu, quem deu do seu, sem dar de si (2Coríntios 8.1-5).
Ed René Kivitsz

Nenhum comentário: