terça-feira, 21 de abril de 2009

POR QUE JESUS FOI BATIZADO?

MARCOS 1: 1-11


No relato dos quatro evangelhos costumamos ver uma maior significância quando determinado assunto consta dos quatro livros, como nesse caso do batismo de Jesus.

Jesus deixou sua glória e se fez homem para habitar entre nós e fez isso na condição de homem/homem Deus. Marcos não relata, mas Mateus sim, João Baptista e Jesus tiveram um pequeno diálogo sobre o batismo, João lhe inquiriu dizendo que ele mesmo é que precisava do batismo e Jesus disse: “Deixa por hora assim, porque nos convém cumprir toda justiça.” Olhando essa passagem como quem busca o verbo na forma de carne, encontra aqui algo significativo, que é o não assumir a condição de pecador, você pode dizer que estou jogando conversa fora, mas digo que não, quantas vezes em meus sermões esperava não que todos viessem a frente, mas quem sabe se ajoelhassem em seus lugares diante do reconhecimento da verdade bíblica pregada ali, essa é a lição além do verbo que tiro aqui, Jesus reconhecia no ato de seu batismo que assumiu a condição humana e nessa condição todos precisam da redenção, todos precisam reconhecer que são pecadores. Claro que para afirmar e fortalecer as práticas religiosas poderia dizer que Jesus esta aqui consolidando o batismo, mas não creio nisso, pois o batismo não salva e nem todos terão a oportunidade de serem batizados, como ocorreu com Jesus mesmo no episódio do ladrão na cruz, no entanto o reconhecimento de que se é pecador é condição única para que Deus venha agir na vida do homem.

Aprenda-mos dEle, o verbo que se fez carne.

Reinaldo

Nenhum comentário: