domingo, 17 de maio de 2009

A IGREJA.


A igreja não deveria exercer nenhum papel na vida do crente, a igreja nada mais é do que uma reunião para congregar pessoas que pactuam da mesma fé.
A igreja deveria ser apenas a fomentadora da união fraternal e filantrópica da comunidade cristã que existe a sua volta.
A igreja deveria ser o local destinado ao fomento da fé pelos testemunhos e experiências vivenciadas por seus integrantes.
A igreja deveria ser o local apenas da adoração de tal forma que pudesse se encher da glória de Deus, não pelo local, mas pelas pessoas que ali estão.
A igreja deveria ser a anunciadora da esperança, porém não com a exploração de falsos conceitos de pecado e retorno, de benção e maldição, mas da construção do caráter de Cristo no homem pela pregação do evangelho, isso impediria o surgimento de tantos cristãos mutilados, verdadeiros frankenstein na vida cristã.
A igreja não existe para dizer o que você deve fazer, mas sim para lhe dizer quem você é, a partir disso você se torna capaz de tomar suas próprias decisões sabendo das implicações e responsabilidades.
A igreja não é acusadora, esse papel ela tomou do diabo.
A igreja não é anunciadora do medo, mas sim das boas novas da salvação e de nossa aceitação como pecadores.
A igreja não deve ser anunciadora de um modelo para santificação, porém deve ensinar aos crentes os valores do Reino que constroem uma vida de santidade.
A igreja deve ter a voz de Cristo, o rosto de Cristo, o mesmo sentimento de Cristo, as ações de Cristo, o amor de Cristo, a firmeza de Cristo, a tenacidade de Cristo, a doçura de Cristo, a autoridade de Cristo, a humildade de Cristo, deve morrer nEle para também ressurgir com Ele.
A igreja deveria ser a proclamadora da verdade, somente da verdade e isso só não acontece porque seus membros são tão ignorantes e conduzidos de tal maneira a crerem cegamente em seus líderes em detrimento do evangelho.
A igreja precisa viver o evangelho, as demais cartas e livros devem apenas avalizar seu ensino.
A igreja hoje nada mais é do que uma grande empresa:
a)      Aliciadora de mentecaptos;
b)      Agenciadora de emprego fácil e bem remunerado;
c)       Uma das empresas com maior concentração de renda e posses;
d)      Produtora de diversão semanal;
e)      Tornou-se o ópio do povo;
f)       Esconderijo de muitos que não deram certo em lugar algum;
g)      Esconderijo de outros que deram certo e descobriram um novo filão econômico;
h)      Algumas tentam cumprir algum papel social apenas para despistar o mau gerenciamento de seus recursos;
i)        Uma grande vitrine multimídia com retorno irrisório ao reino de Deus.
O que não podemos jamais deixar de dizer é que a igreja sou eu e é você, desta forma somos os únicos culpados por toda essa situação.
A pergunta que fica é: O que vamos fazer? Ficar de braços cruzados? Ficar apenas reclamando da insatisfação?
Reinaldo 

2 comentários:

Anônimo disse...

e você? além de escrever bem vai fazer o que?

REINALDO RODRIGUES disse...

Poderia lhe dizer com certeza o que tenho feito e o que posso fazer nesse sentido, mas me calarei diante de alguém que prefere o anonimato.