quinta-feira, 21 de maio de 2009

UM VIVER FOCADO




Será mesmo natural ou realístico manter um pensamento positivo e otimista, se a vida está cheia de problemas e dificuldades? Sim, certamente que sim. Ser positivo não significa ignorar ou evitar problemas, ou lhes fechar os olhos, como se não existissem. Ser positivo significa ver as dificuldades à luz do que elas realmente são, e em seguida fazer tudo o que é possível para continuar a jornada com sentimento positivo.
Isso requer esforço e compromisso, e não é nada fácil. Contudo, ainda assim é a melhor entre todas as alternativas. É evidente que permanecer positivo quando os problemas e pressões estão a ponto de explodir e sufocar é algo extremamente difícil. Não obstante isso, é exatamente nessas ocasiões que um enfoque positivo da situação pode fazer toda a diferença.
Não existe propósito algum em perder seu prisma otimista, a fim de ser realista; por outro lado, não é necessário negar a realidade com o propósito de ser positivo. Com os olhos, a mente e o coração fixos em Deus você pode perfeitamente permanecer simultaneamente positivo e realista, e desta forma terminar por transformar o mundo para melhor.
Portanto ser uma pessoa otimista não significa negar os fatos ou viver de forma alienada da realidade, o otimista apesar da realidade mantém-se focado sabendo que a momentânea turbulência ainda redundara em proveito afinal são delas que tiramos lições da vida.
Quando as situações mais difíceis surgem é porque se aproxima o fim de um estágio e o inicio de uma nova etapa em nossa vida, fique calmo no final tudo acabará bem, se ainda não esta bem é porque o fim não chegou.
Sola Gratia
Reinaldo
Não que eu já o tenha recebido, ou obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Reinaldo,
O pensamento positivo é uma linguagem a rigor, utilizada por muitas pseudoreligiões para induzirem as pessoas a crerem que algo vai acontecer se tiverem um pensamento positivo "forte".

Em nossa concepção, o pensamento positivo e otimismo é a FÉ, da qual falamos ontem, hoje e sempre.

Pois sem fé é impossível agradar a Deus e conseguir encarar com confiança absoluta em Deus e que, Ele de fato está e estará sempre no comando de todas as coisas.

Eu sempre procuro encontrar o caminho da confiança absoluta e não é fácil! As turbulências nos levam a pensar em nossa dependência de Deus.

Por vezes as turbulências também nos distraem daquilo que é o princípio de todas as coisas, crer ou não crer. E quantas vezes pensamos em desistir não é mesmo?

E ainda assim, temos uma luz no fundo do túnel que nos faz enxergar esse cuidado e tirarmos como lição que os nossos sonhos nem sempre são os sonhos do Senhor e os caminhos que escolhemos nem sempre são os caminhos que foram escolhidos por Ele.

E temos que concordar que se as coisas ainda não deram certo é porque ainda não chegaram ao fim.

REINALDO RODRIGUES disse...

Sabe, não gosto de romantizar a fé, como já disse algumas vezes em minhas postagens a fé não pode ser produto da emoção mais sim da razão, hoje costuma-se dar muito crédito ao diabo para muitas das desilusões que somente nós somos responsáveis, outrossim o inverso também é verdadeiro, ou seja, acabamos por dar crédito a Deus por situações que nós mesmos somos responsáveis, acredito ser temerário afirmar que Deus esta no controle absoluto de todas a coisas, não vejo assim, se não como explicar à pessoas envolvidas em um mesmo acidente onde umas morreram e outras sobreviveram, quer dizer a mesma pessoa que diz: graças a Deus fulado se salvou, deveria dizer graças a Deus fulano morreu.
Nós somos responsáveis. É claro que Deus é soberano e tem poder para interferir onde e quando quiser mas isso não quer dizer que Ele conduza os acontecimento.
A fé deve nos levar a crer que esse Deus que tem todo poder, que é justo, que é amor, que é misericordioso a seu tempo (no porvir) há de julgar e pesar todas as coisas e nos recompensará a partir de nossas atitudes.