domingo, 17 de janeiro de 2010

TRAGÉDIA NO HAITI.

Recuso-me a comentar o que este pastor escreveu
Ricardo Gondim

Acabo de receber a mensagem abaixo de um pastor evangélico. Recuso-me a comentar. Como não partilho de suas lógicas, prefiro que cada um leia e tire suas próprias conclusões. Adianto, que minhas entranhas se contorcem. Choro por mim mesmo, porque já fui parte deste gueto.

DEUS, NÓS E O HAITI.
Pr. Ednilson Correia de Abreu

No dia em que as águas do tsunami varreram as costas asiáticas e indianas, varreu também convicções bíblicas de muitos crentes e teólogos, creio que mais uma vez com essa nova tragédia ocorrida no Haiti a fé de muitos poderá ser abalada e teólogos da linha processual, relacional ou do teísmo aberto estarão prontos a se levantarem e reafirmarem seus dogmas. Mas será este o caminho?

Penso que diante de um quadro como este que pode ser ampliado não só pela tragédia do terremoto em sí, mas pelo caos que já existia em termos da qualidade de vida do povo haitiano, povo esse oprimido espiritualmente, politicamente e socialmente, onde 80 por cento dos pais vive abaixo da linha da miséria.

Uma coisa que para mim fica bem claro diante de tudo o que acontece no mundo é que Deus não precisa de advogado; Deus não precisa ser defendido; o que na verdade acaba sendo uma tentativa dos teólogos processuais, relacionais e afins,onde na busca de se tentar encaixar o ser e agir de Deus dentro das tragédias humanas e do mal no mundo acaba-se na verdade criando um outro Deus, diferente daquele que se revela nas Escrituras.

Deus é Deus Ele tem as “costas largas” o suficiente para segurar e assumir o ônus de ser quem Ele é. Quando Moisés perguntou em nome de quem ele se apresentaria diante da maior potencia do seu tempo e do povo escravo no Egito, ele ouviu a resposta simples, profunda, direta e absoluta de Deus: “Eu Sou O que Sou...Eu Sou me enviou a vós outros.” (Êxodo 3.14). Ou seja, Ele basta a si mesmo, Ele é Senhor de seus atos soberanos, Ele não deve explicação e nem precisa de defesa, seus motivos estão fundados nEle mesmo e suas ações estão acima de todo controle e crítica. Somos criaturas Ele é criador, somos barro Ele é o oleiro.

Para alguns minhas palavras talvez soem como um reducionismo ou uma simplificação, mas dentro de um olhar da criatura para o criador em seus atos soberanos assim é que é. (Is. 64.8; Rm 9.20)
Isso não nos impede de pensar em alguns aspectos que fazem parte dessa reflexão da vida em sua complexidade e angústia, como lembrar por exemplo que toda tragédia tem sua origem fundamental no fato de vivermos em um mundo marcado pelo pecado em toda a sua crueza. Isso é fato.

Ao olhar agora para o Haiti, muitos irão chorar, lamentar e questionar: por que algo assim acontece? Mas o que temos feito ao longo de tantos anos para tentar frear a tragédia social estabelecida onde crianças, adultos e velhos chegam a comer biscoitos feitos de barro? Talvez agora com esta nova tragédia o mundo acorde e veja que existe um país morrendo no caos da miséria e da injustiça e que precisa ser reconstruído em todos os seus aspectos.Talvez agora com a morte de milhares de uma só vez haja um freio para a morte agonizante de milhões ao longo dos anos. Fatos que poderiam ser evitados se os pecados da ganância, da insensibilidade e do desamor não estivessem estabelecidos e cauterizados em tantas almas. Não é esta uma tragédia silenciosa talvez maior do que este terremoto? Mesmo as mortes ocorridas nessa tragédia poderiam ser minimizadas, pois é sabido que ali é uma área sujeita a abalos sísmicos poderosos, mas no país não existe nenhuma estrutura de aviso, de preparo ou de construções seguras (como no Japão, por exemplo) em relação a terremotos, por que?

Pergunto eu, e respondo – porque os poderosos não têm nenhuma preocupação com isso, pois em suas almas o pecado enraizado prevalece e a auto-preservação dos seus interesses escusos vêem em primeiro lugar.
Outro aspecto que vale pensar nesse momento é que não temos como pensar em todas as implicações daquilo que poderá brotar a partir dessa tragédia. Os pensamentos de Deus estão muito acima dos nossos. Podemos especular e refletir, mas a definição dos fatos vem de Deus; e só o tempo; e no tempo de Deus se Ele assim o desejar; poderá nos revelar o que será gerado a partir da dor e do sofrimento de tantos de uma só vez, tendo em vista que dor e sofrimento já marcavam a vida daquele povo que aos olhos de muitos no mundo inteiro passavam ignorados completamente. Agora de um jeito ou de outro o Haiti será conhecido.

De fato na vida existem mistérios maiores do que podemos pensar, mas esses mistérios são mistérios em nossa perspectiva humana limitada, mas não para Deus, Deus nunca será pego de surpresa, pois Ele é Senhor da luz e das trevas, para Ele tudo está claro e seus planos estão coordenados e soberanamente definidos.
Interagimos livremente com Deus, mas nada escapa a seu controle. Essa dinâmica relacional já é em si misteriosa, um Deus soberano interage com pessoas responsáveis. Por isso Deus continua esperando daqueles que se dizem seu povo ações que testifiquem essa relação.

Não adianta subir a um púlpito e dizer: “gente não sei o que Deus quer ou o que Deus fez”. E achar que estamos comunicando a maior mensagem da história, ou querer defender Deus dizendo que ele deixou de ter controle da vida e da história. Não! Esse não é o caminho.

O caminho passa por reconhecermos a nossa responsabilidade em todas as coisas. Lembrando-nos que este não é o melhor dos mundos, posto que ao pecado ele está sujeito, mas também não é o mundo final, e assim debaixo da graça soberana do Deus criador e sustentador de todas as coisas ser e fazer aquilo que Ele nos ensina em sua palavra.

Os mistérios de Deus somente a Ele pertencem até que Ele nos revele quando assim o quiser, se assim o quiser. Enquanto isso nos cabe viver em completa dependência do Senhor e firmados em sua palavra: consolar os sofredores, trabalhar pela justiça, amar o próximo, ser voz dos mais fracos, proclamar a salvação em Cristo pela fé somente , viver uma vida que honre a Deus, e silenciar em temor e tremor diante de um Deus santo, justo, compassivo, sábio, amoroso e soberano em todas as suas obras. Aguardando o dia glorioso quando o Cristo glorioso será tudo em todos na restauração de todas as coisas e toda dor, sofrimento e injustiça estarão no tempo passado eternamente.

Ednilson Correia de Abreu
Pastor da primeira Igreja Batista em Ecoporanga –ES

Um comentário:

REINALDO RODRIGUES disse...

Acho de uma pobreza tão grande pastores e teólogos ficarem comentando esses acidentes sejam naturais ou não que estão acontecendo como nunca vimos a nossa volta, onde querem chegar com o debate se é ou não castigo, permissão, se Ele poderia ter evitado ou não. Quem não sabe responder de onde veio? o que faz aqui? e para onde vai? terá competência para sondar os designos de Deus, ora falar de seus achismos a centenas de kilometros, dentro de seus gabinetes com contas bancárias recheadas das ofertas de seus escravos é muito simples, é muito mais bíblico ou muito mais cristão, comprar uma cesta básica e levar no centro de ajuda as vítimas e apenas sofrer com os que sofrem e de preferência com a boca fechada, sem tentar explicar o que não se explica.