terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

ORAR.


Se me pedissem um sinônimo para a oração eu diria que é a VERDADE, exatamente por isso que acredito que a oração feita em nossos auditórios, em meio aos cultos, em vigílias, reuniões de oração, pouco tem de eficácia, porque até se chegar a nossa verdade é necessário um bom tempo de auto análise, é necessário estar a sós consigo, nesses pequenos momentos de oração somos tomados por nosso conhecimento superficial de Deus, de palavras feitas de emoções ainda quentes que pouco tem haver com nossa verdade, a verdadeira oração em primeiro lugar nos leva a reconhecer quem realmente somos e depois quem é Deus, só a partir daí conseguimos de fato entrar na presença de Deus, então a oração em primeiro lugar nos revela quem somos, em segundo lugar nos revela quem é Deus, em terceiro lugar nos coloca na presença de Deus e em último lugar nos faz esperar com paciência que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida.

Lembra-se de Ana?

I Samuel 1:10 diz que Ana:

“Ana levantou-se com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.”

Ana estava literal e espiritualmente prostrada, caída, arrasada devido a sua condição, ate que ela tomou a decisão de se levantar, não mais ficar prostrada, e orar, ela teve primeiro de tomar uma atitude, e essa atitude levou-lhe ate Deus em oração.

A que realçar aqui que o livro dos Salmos descreve alguém que ora como aquele que deixa “transbordar o coração”, deixando realçar e transparecer a sua fraqueza e dependência de Deus.

Como já foi dito anteriormente Ana demorou algum tempo para receber o que ela mais desejava que era um filho, o tempo preciso e necessário para ela compreender que tudo tem de ser feito para a honra e gloria de Deus, e não para um desejo pessoal de satisfação para ver os inimigos derrotados.

Só depois de ela perceber isso e orar para isso e que Deus a abençoou, dai a oração dela:

“O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis cingidos de força.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre ela o mundo. Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.”

I Samuel 1:10, 2:4,7-9

No tempo do antigo testamento, uma mulher estéril era vista como inimiga de Deus, ou seja, as pessoas acreditavam que era punição de Deus por aquela pessoa, em qualquer atitude sua estar a desagradar a Deus… agora imagina a humilhação e amargura no coração de Ana? Ter de enfrentar as outras mulheres toda vez que saísse para fazer algo, ser vista como uma pecadora a quem Deus punira a não ter filhos por toda a sua vida…

Mas, o mais confortante em tudo isso, e que ela encontrou a libertação da sua angustia buscando a Deus, e isto não foi fácil, não aconteceu da noite para o dia, foi uma mudança e transformação gradativa, visto que para ela, a aflição tornou-se uma escola de oração, aonde ela aprendeu muito, principalmente a desenvolver as suas grandes qualidades…
Pare de dizer: “Senhor ensina-me a orar” Ele já fez isso, Lei novamente Mateus 6 e aprenda que a verdadeira oração é aquele que leva ao secreto.


Sola Gratia.


Reinaldo.

Nenhum comentário: