domingo, 18 de abril de 2010

SERMÃO DE DOMINGO.

ARREPENDIMENTO


TEXTO BASE: Mateus 4:17 - “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

INTRODUÇÃO:

O Apóstolo Pedro em sua primeira pregação, proclamou o mesmo que Jesus.

Atos 2:38 - “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Sem arrependimento não há salvação. Deus anuncia a todos os homens que se arrependam, pois virá o dia em que prestaremos contas a Deus. Não é só receber Jesus como Salvador um dia, e depois continuar a viver como antes.

Atos 17:30-31 - “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”

Quase 80% dos Evangelhos nos falam acerca de arrependimento e do comportamento que devemos ter em relação ao Reino de Deus.

Não importa a sua moral, a sua conduta, o seu sucesso, etc..., se você não estiver comprometido com o Evangelho de Jesus de Cristo, com o sangue derramado na cruz por você; se você não estiver comprometido com a renúncia do seu eu, com a renúncia do pecado na sua vida, cuidado!

TRANSIÇÃO:

Se Jesus estivesse aqui em hoje, em pessoa, Ele nos diria: - “a menos que se arrependam dos vossos pecados e da vossa vã maneira de viver, irão todos para o inferno”.

Mas o que é arrependimento?

Arrependimento é uma expressão que vem da língua Grega – METANÓIA – que quer dizer mudança de mente.

Então arrependimento bíblico implica em vários aspectos:

a) Mudança de pensamentos

b) Mudança de sentimentos

c) Mudança de atitude

Arrependimento sincero e verdadeiro se dá quando passamos a ter nojo do pecado, porque enquanto achamos o pecado “gostoso”, ainda não houve arrependimento:

1. Arrependimento implica em mudança de pensamentos:

Antes de sermos salvos nos achamos boas pessoas, que temos uma vida boa, etc... Mas veja o que diz a Bíblia:

Isaías 64:6 - “Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.”

Romanos 3:23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

Todos incluem EU e VOCÊ também. Assim vemos que somos pecadores e somos obrigados a mudar a nossa opinião a respeito de nós mesmos.

Agora podemos reconhecer que não somos tão bons assim, mas podemos olhar para nós como realmente somos sem Deus e como Deus vê aos homens: pecadores, condenados, e só merecendo a condenação eterna.

Mas Deus, em seu amor infinito, diz: João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Afinal, Deus não é um Deus de ira, mas um Deus de justiça e amor, que fez tudo possível para salvar o homem do inferno, inclusive a você.

Ezequiel 33:11-16 – “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel? Portanto tu, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, por ela não cairá ele no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; mas na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá. Demais, quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar a retidão se esse ímpio, restituir o penhor, devolver o que ele tinha furtado, e andar nos estatutos da vida, não praticando a iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.

Nenhum de todos os seus pecados que cometeu será lembrado contra ele; praticou a retidão e a justiça, certamente viverá.”

2. Arrependimento implica uma mudança de sentimento.

Quem não compreende quão negro e horrível é o pecado, e que é uma ofensa contra um Deus justo e santo, sentirá pouca necessidade para uma mudança de coração. Mas quando homem encara o seu pecado a luz da perfeita justiça e santidade de Cristo, então compreende a sua verdadeira condição.

Esta compreensão do pecado e a ausência completa de merecimento, deve fazer com que o homem odeie o pecado que tanto o degradou.

Algumas pessoas dizem assim: “sabe, eu nunca fiz mal a ninguém, sempre fui reto, procuro o bem de todos, sempre paguei as minhas contas em dia, etc...” Veja mais uma vez o que diz a Bíblia:

Lucas 18:9-14 - “Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: - ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.

Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: - ó Deus, sê propício a mim, o pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Mostraram duas atitudes diferentes acerca do pecado. O pecado do fariseu estava tão bem escondido atrás da sua própria justiça que não o enxergava; mas o pecado do publicano, patente a si mesmo e a Deus, parecia tão negro e grande que ele batia no peito, indicando tristeza de coração por ter pecado contra um Deus santo. Quem verdadeiramente contempla o seu pecado face a face, há de sentir tristeza de coração.

II Coríntios 7:10 – “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.”

A tristeza segundo Deus o levará a uma mudança de pensamento e um desvio do pecado; porém, nem toda a tristeza pelo pecado é tristeza segundo Deus.

3. Arrependimento é uma mudança de atitude

I João 1:8-9; 2:1-2 - “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”

A atitude correta diante do pecado é:

1º - Admita o seu pecado perante Deus;

Algumas pessoas até reconhecem o erro, mas vem com evasivas diante de Deus: “Oh Deus, eu pequei, mas sabes a culpa não é minha...” Assim Deus não lhe perdoará coisa alguma.

2º - Confesse os seus pecados a Deus. Diga-lhes quais são;

3º - Mude de atitude, volte as costas ao seu erro;

4º - Receba o perdão de Deus.

Nenhum comentário: