sexta-feira, 7 de maio de 2010

ANDAR JUNTOS.


Porventura andarão dois juntos,
se não estiverem de acordo?

Amós 3: 3.

Andar juntos... Pessoas caminham todos os dias lado a lado, trabalham todos os dias lado a lado, dormem juntas, todos os dias, lado a lado, mas andar juntas, bem... isso eu não sei não. Parece-me que a cada dia que passa as pessoas estão mais distantes uma das outras, estão cada vez mais individualistas.
Realmente estar em perfeito acordo com outras pessoas parece-me um tanto improvável; fico pensando na grande verdade expressa pelo profeta Amós que fala de um relacionamento muito maior, fala de estar de acordo com Deus, de andar juntos com Deus.
Às vezes parece que estamos tão longe de Deus; como estaremos de acordo com Ele? Como andaremos juntos com Ele? Andar junto, estar de acordo com Deus tem muito a ver com estar atento à prática de sua Palavra. Quando começamos a ler a Bíblia descobrimos que a vontade de Deus para nós não é tão impossível assim, que é algo perfeitamente praticável.
Muitos de nós dizemos que é difícil estar de acordo com Deus porque desconhecemos o que Ele pensa, ou então porque achamos que a sua exigência é alta demais de modo que não poderemos cumprir toda a vontade de Deus em nossas vidas, mas a Bíblia é clara ao afirmar que os seus mandamentos não são pesados, que podemos sim conhecer e cumprir toda a Sua vontade e assim estarmos de acordo com o que Ele quer de nós.
Enoque foi um homem que teve o privilégio de andar com Deus. Ele sabia o que era estar de acordo com Deus, tanto que, dada à comunhão que ele tinha com o Pai, Deus o tomou para si, ou seja, foi tirado do mundo sem provar a morte. Alguém já dizia que quando andamos muito com Deus fica difícil d’Ele abrir mão de nós. Fica sendo verdadeira a frase: "Quanto mais perto do mundo, mais longe de Deus; quanto mais perto de Deus, mais longe do mundo".
Enoque foi um homem que andou com Deus num período em que Sua graça ainda não havia se manifestado. Hoje temos os recursos espirituais disponibilizados pelo Espírito Santo. Andar em comum acordo com Deus hoje é bem mais fácil que antigamente, pois a temos revelada em sua Palavra e dispomos do auxílio do Espírito de Deus.
O meio necessário para que isso aconteça já foi disponibilizado por Jesus Cristo na cruz do calvário; de nossa parte, apenas precisamos facilitar o acesso das pessoas, ao que ensina a Palavra de Deus. Porque andar juntos, em comum acordo, significa conhecer o que Deus quer de cada um. Só a Bíblia traz essas informações. Se vivermos segundo suas diretrizes, quem sabe possamos ver alguém tendo uma experiência à semelhança de Enoque!
Nosso alvo deve ser conhecer a vontade de Deus para cada um de nós. Só assim vamos poder andar juntos, e quando Ele vier seremos tomados deste mundo. Portanto, "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor..."

Pr. Antônio Bueno da Silva
IPR Central de Campo Grande, MS

Nenhum comentário: