sexta-feira, 30 de julho de 2010

CRISTIANISMO OU PAULINISMO. (PARTE 1)

Não pretendo aqui invalidar praticamente 50% do novo testamento, mas confesso que sempre estive incomodado com as chamadas cartas Paulinas e hoje ainda muito mais percebo o quanto o cristianismo esta longe do Cristo e tão perto de Paulo.O cristianismo do novo testamento não é a "religião" de Jesus e sim é a religião de Paulo. 

Basta uma rápida olhada para as igrejas e suas normas e práticas para descobrir o quanto estão longe da pregação de Jesus. Paulo se apropria do nome de Jesus. Ele honra e glorifica o nome de Jesus, mas ignora ensinamentos que Ele trouxe ao mundo por tão alto preço. Enquanto Jesus ensinou ao homem à amar ao próximo como a si mesmo, vemos Paulo dizendo que na medida do possível devemos ter paz com todos. Jesus disse que Ele mesmo era o caminho, Paulo disse sede meus imitadores como eu sou de Cristo, ele queria se destacar ou destacar a Cristo? Paulo fazia apologia a escravidão, dizendo para que os escravos fossem fieis aos seus senhores, com uma certa predileção hierarquica, até mesmo quando engrandece a autoridade romana como dada por Deus.

O evangelho é maravilhosamente simples. Portando não se deixe enganar pela interferência intelectual dos estudiosos e ou religiosos.

Jesus disse:

João 12:49-50
Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.
E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.


João 14:6 
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, ea verdade, ea vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.


João 8:32 “
Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” 


Mateus 24:35 
O céu ea terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


Jesus falou exclusivamente as palavras do Pai, no mundo, só Jesus é o caminho, e a verdade, e a vida por meio do qual todos devem vir para o Pai. Continuamente Se permanecerdes em suas palavras, vamos saber a verdade e tornarmos livre precisamente como prometeu, e suas palavras nunca morreu e nunca vai passar! Então, Jesus de Nazaré é a única fonte e final do evangelho.

Vamos conhecer a história:


Estamos no ano 34 da era cristã. Passaram-se poucos anos desde a crucificação de Jesus. Sua mensagem espalhou-se rapidamente por toda a Palestina e seus discípulos eram implacavelmente perseguidos, principalmente pelos judeus. Os seguidores de Jesus são acusados de heresia e traição à Lei de Moisés. Em Jerusalém, um jovem judeu chamado Saulo faz verdadeiras atrocidades com os cristãos. Persegue-os furiosamente, invade suas casas e os manda para prisão. Informado de que, a cada dia, cresce a comunidade cristã em Damasco, na Síria, pede e obtém do Sinédrio, o Supremo Tribunal da comunidade judaica de Jerusalém, cartas de recomendação aos rabinos daquela cidade, autorizando-os a caçar os hereges cristãos. Acompanhado de alguns homens, percorre a cavalo os cerca de 200 quilômetros até Damasco. Depois de sete dias de viagem, sob um sol escaldante, consegue finalmente avistar as muralhas da cidade.
Mas, de repente, uma forte luz vinda do céu incide sobre ele e assusta seu cavalo, que o joga no chão. Naquele instante, o jovem judeu ouve uma voz que diz: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
Atônito, ele indaga: “Quem és, Senhor?” A voz responde: “Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade e te dirão o que deves fazer”.
O séquito de Saulo permanece mudo de espanto, sem entender de onde vem aquela voz. Saulo, por sua vez, ergue-se do chão, mas não consegue enxergar nada. Em Damasco, permanece três dias e três noites em jejum, refletindo sobre o estranho acontecimento, até ser visitado por Ananias, um discípulo de Cristo, que lhe diz: “Saulo, meu irmão, o Senhor me enviou. O mesmo que te apareceu no caminho por onde vinhas. É para que recuperes a vista e fiques repleto do Espírito Santo”. Nesse exato momento, duas escamas caem dos olhos de Saulo, que volta a ver. Em seguida, ele é batizado. Convertido, Saulo de Tarso tornou-se aquele que talvez tenha sido o mais importante difusor da palavra de Jesus: São Paulo.
O episódio acima, narrado em detalhes no livro Atos dos Apóstolos, do Novo Testamento, teria marcado radicalmente a vida de Paulo. Não é possível provar que ele tenha de fato acontecido. Os textos bíblicos são as únicas fontes disponíveis para se reconstituir a história do santo – acreditar neles é uma questão de fé. Tenha ocorrido de forma tão espetacular ou não, a conversão de Paulo mudou para sempre os rumos da religião cristã. Para muitos teólogos, Paulo foi um personagem fundamental nos primeiros anos docristianismo. Seu trabalho de evangelização foi, em grande parte, responsável pelo caráter universal da doutrina cristã e sua mensagem, expressa em cartas enviadas às comunidades que fundava, ainda hoje é considerada o alicerce da jurisprudência, da moral e da filosofia modernas do Ocidente. Enquanto a maioria dos apóstolos que conviveram com Jesus restringiram sua pregação à Palestina, Paulo levou a palavra de Cristo para lugares distantes, como a Grécia e Roma.
Sua importância na construção da Igreja primitiva é tão grande que muitos estudiosos atribuem a ele o título de pai do cristianismo.

Continua....







Nenhum comentário: