domingo, 8 de agosto de 2010

CRISTIANISMO OU PAULINISMO. (PARTE 11)

...CONTINUAÇÃO...

Leia com atenção e descubra os erros de Paulo na pregação de sua doutrina com as palavras de Jesus.

Mateus 23:8 (palavra de Jesus)
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre(DIDASKALOS), a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

I Corintios 12:28 (palavra de Paulo)
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores(DIDASKALOS), depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

I Timóteo 2:7 (palavra de Paulo)
Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor(DIDASKALOS) dos gentios na fé e na verdade.

II Timóteo (palavra de Paulo)
Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor(DIDASKALOS) dos gentios.


Mateus 23:9 (palavra de Jesus)
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

I Corintios 4:14-16 (palavra de Paulo)
Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados.
Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.
Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

Romanos 4:16 (palavra de Paulo)
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós


Lucas 6:46 (palavra de Jesus)
E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

João 14:15 (palavra de Jesus)
Se me amais, guardai os meus mandamentos.

Filipenses 3:8 (palavra de Paulo)
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,


Paulo usa a palavra de Deus fora do contexto para tentar validar sua doutrina.
As citações são verdadeiras mas não servem para apoiar suas posições, pois usa  seu conhecimento da septuaginta  que é o velho testamento grego que ele tão bem conhecia e que talvez citou por vezes confiando em sua memória, nem sempre cometeu falhas como nas referências a seguir:

Isaías 52:7
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

Romanos 10:15
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.


Levítico 19:18
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

Romanos 13:8-10
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Gálatas 5:14
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

São citações triviais que não embasam sua doutrina, mas perceba agora quando o texto do antigo testamento é usado para um fim específico de corroborar a sua doutrina.


JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.

Gênesis 15:6 (o texto fala de Abraão)
E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.

Romanos 4:20-22
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

É COM ESSA BASE QUE PAULO TENTA ESTABELECER ABRAÃO COMO PRINCIPAL EXEMPLO DA JUSTIFICAÇÃO APENAS PELA FÉ E NÃO POR OBRAS.
NO ENTANTO ISSO NÃO É TODA A HISTÓRIA E CONSEQUENTEMENTE NÃO É TODA A VERDADE, UMA MAIOR ANÁLISE DE GÊNESIS NOS LEVARÁ A CONCLUIR QUE A BENÇÃO DE ABRAÃO VEIO PELA FÉ E OBRAS DA LEI.

Gênesis 22:17-18
Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Gênesis 26:4-5
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
Romanos 4:13
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. (mentira)

PAULO OPTOU POR IGNORAR TODO O CONTEXTO DE GÊNESIS PARA COROAR SUA TESE, NÃO CONSIGO ACHAR BASE EM GÊNESIS PARA QUE OS DESCENDENTES DE ABRAÃO HERDARIAM O MUNDO, ELE SÓ PROMETEU-LHES A TERRA DE CANAÃ
Gênesis 17:8
E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.

VEJA AGORA O QUE TIAGO ESCREVE EM SUA CARTA.

Tiago 2:20-24
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

O TEXTO REVELA A INTENSÃO CORRETA DE TIAGO DE COMBATER UMA FALSA DOUTRINA, E NA TENTATIVA DE SE MANTER A IDÉIA DA INERRÂNCIA BÍBLICA E DE QUE NÃO EXISTE CONTRADIÇÃO NO TEXTO BÍBLICO SE VEM COM A IDÉIA DE QUE UM AFIRMA O OUTRO.


NENHUM JUSTO.

Romanos 3:10-12
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

USOU COMO BASE O SALMO 14
Salmo 14:1-3
Salmo de Davi para o músico-mor] Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
Ao se fazer a primeira leitura até parece que realmente o texto quer dizer exatamente a afirmação de Paulo, mas o contexto não mostra isso, o salmista não tinha a intenção que Paulo afirma. Temos os malfeitores para fazer distinção clara entre o povo de Deus, no verso 5 esta claro que o Senhor estará com a geração dos justos que são identificados com os pobres cujo o Senhor é o seu refugio.

Romano 3:13a
A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente;

USOU COMO BASE O SALMO 5

Salmo 5:9
Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.

A alusão feita aqui é sobre os inimigos do salmista, isto esta claro logo no verso 8 e depois passa a falar de outra categoria que são os que se refugiam no Senhor, que são os justos.

É IMPORTANTE PERCEBER QUE PAULO TENTA EMBASAR SUA DOUTRINA DE QUE EXISTE APENAS UMA CLASSE DE SERES HUMANOS, OS MAUS, MAS O SALMISTA PREVÊ CLARAMENTE DUAS CLASSES.


Romanos 3:13b
Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;

USOU COMO BASE O SALMO 140

Salmo 140:3
Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)

Nem precisa comentar novamente, basta ler os versos 12 e 13. “os retos habitarão em sua presença.”


Romanos 3:14
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

USOU COMO BASE O SALMO 10

Salmo 10:7
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.

Idem.
O verso 8 diz que o mau mata o inocente, mas que inocente se Paulo afirma que há apenas uma classe de seres humanos?


Romanos 3:15-17
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria;
E não conheceram o caminho da paz.

USOU COMO BASE ISAÍAS

Isaías 59:7-8
Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.
Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.

Para que não digam que fiquei apenas com o salmista veja o que diz Isaías, diz de uma classe de homens que correm para o mal, que se apressam em derramar sangue inocente, quer dizer, não é o mau derramando o sangue do mau mas sim dos inocentes ou que procuram o bem.


Romanos 3:18
Não há temor de Deus diante de seus olhos.

USOU COMO BASE O SALMO 36

Salmo 36:1
[Salmo de Davi, servo do SENHOR, para o músico-mor] A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.

Será que o salmista quis aplicar isso a cada ser humano? Claro que não, veja o verso 10. “Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.



NÃO HÁ COMO NEGAR, PAULO ADULTEROU A PALAVRA DE DEUS.


CONTINUA...

Nenhum comentário: