terça-feira, 26 de outubro de 2010

O TEMPO.


Salmos 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

O que é o tempo.
Um dia como mil anos e mil anos como um dia, por que se preocupar com o tempo quando se é eterno? Na verdade essa é uma compreensão fantasiosa para nós enquanto seres viventes sobre essa terra. A obscuridade da vida além morte não nos permite dimensionar essa questão chamada eternidade.
Os teólogos e religiosos de plantão podem vir com suas argumentações, mas eu estou falando de realidade e não de teoria ou crendice, ninguém foi ao outro lado e voltou para nos contar, ou você conhece alguém? eu não conheço, comigo não aconteceu.
A verdade é que vemos o tempo se eximir diante de nós, se tempo total ou parcial eu não sei, mas o vejo escapar, olho para meus filhos, Ana com 21 e Junior com 17,  não dá pra não dizer que os anos passam e a vida vai caminhando para o seu fim, 70, 80 quem sabe 90, nascemos para morrer e a cada dia vemos a areia da ampulheta diminuir, estreitando nosso tempo por aqui.
Se parássemos para pensar, acredito que seria notório em nossas vidas perceber o quanto de nosso tempo temos jogado fora com imbecilidades, “falta de inteligência, estúpido, tolo, etc”, usamos bobeiras como ancoradouros e ali deixamos nosso barco parado, palavras mal interpretadas, ações ou a falta delas, impressões pré-concebidas, tentamos tocar nossas vidas baseadas em achismos, menosprezamos certezas em nome de possibilidades que lá na frente quase que inevitavelmente nos frustrarão e nos farão voltar.
Manter nossa mente presa a vingança, a fatos ocorridos, ao medo, a culpa, são pesadas ancoras que nos mantém parados, ficamos vendo a vida passar por nós, a sensação é de que andamos, mas é irreal, estamos parados, a vida não pula lições, ou aprendemos rápidos ou ficaremos para trás, na escola da vida não dá pra "colar" e seguir em frente as custas do que os outros sabem, temos de vencer por nós mesmo, sozinhos.
O filho não quer, o marido não gosta, a esposa não aprova, os pais não concordam, a empresa não permite. Muito bem, lá na frente de pouco lhe servirá dizer: “mas foi porque meu filho não quis, meu marido não gostava, minha esposa nunca aprovou, meu pais não concordavam, a empresa que trabalhava não permitia”
O tempo.
Você não vê, não ouve, e daí?
Solte urgentemente as amarras que seguram seu barco de navegar rumo ao seu destino, assim como o tempo o destino pare incerto, mas trabalhe para fazer das incertezas do futuro realizações no presente, esse é o tempo que realmente conta, o tempo chamado AGORA.

“Senhor, ensina-me a contar os meus dias, de forma que alcance sabedoria.”

Sola gratia.

Reinaldo

Nenhum comentário: