domingo, 9 de janeiro de 2011

BRIGAR, FUGIR, PERDOAR.


Após comer do fruto que estava ordenado para não comer, Eva dá à Adão, que da mesma forma come do fruto desobedecendo deliberadamente o mandamento de Deus. A causa natural para tal pecado era a morte para a qual suas vidas passaram a caminhar a partir daquele momento. Deus ainda impetrou outras condenações ao casal, dizendo a mulher: "multiplicarei grandemente a tua dor, com dor darás a luz, o teu desejo será para teu marido e ele te dominará." ao homem disse: "maldita é a terra por causa de ti, com dor comerás dela todos os dias, no suor do teu rosto comerás o teu pão, espinhos e cardos produzirás e comerás da erva do campo." Mas para mim a pior condenação se deu quando tiveram os olhos abertos e conheceram que estavam nus, tiveram vergonha de Deus, se esconderam, ouve troca de acusações, cada qual querendo se safar da responsabilidade do seu ato, estava instalada nossa principal dificuldade: A DIFICULDADE DO RELACIONAMENTO.

No entanto não há como nos esquivar dos relacionamentos, por natureza somos seres gregários e ainda que seja a mais árdua das artes é necessários que nos empenhemos em nossos relacionamentos, por si só a palavra relacionamento se liga a palavras como: conflito, revanchismo, altruísmo, companherismo, perdão etc...

O escritor americano Max Lucado nos diz que há três maneiras de tratarmos um conflito: "Brigar, Fugir ou Perdoar"

=> Brigar seria nos colocarmos na posição de único detentor da verdade onde querermos toda a razão ou pior ainda, que seria mudar a outra pessoa de forma que ela nos satisfaça. Brigar seria a ação central do orgulhoso, aquele que não leva desaforo para casa, essa é a atitude esperada de um não convertido ao evangelho de Cristo.

=> Fugir poderia até ser considerada uma sábia decisão se levássemos em conta apenas o ato de impedir uma discussão, no entanto fugir ao embate é não querer resolver questões que sabidamente sempre estarão presente no relacionamento causando sempre alto stres aos envolvidos. Fugir e deixar o outro é postergar o embate necessário para o crescimento individual como também do relacionamento. A fuga em nada se assemelha ao exemplo deixado por Cristo aos seus seguidores.

=> Perdoar, enquando a vingança trás uma satisfação momentânea o perdão ao contrário traz uma felicidade perene. O perdão é a cura da alma, enfermidade que mata muito mais do que qualquer outra doença física imposta ao homem. Perdoar é desobrigar-se das cadeias da mente, perdoar é jogar fora o rancor, a mágoa, a insatisfação, perdoar é mirar-se no exemplo máximo de Cristo que Deu-se pelos pecados cometidos e por todos aqueles que ainda seriam cometidos, compreende isso?

Se eu tivesse que definir a palavra RELACIONAMENTO eu diria, "PERDÃO"
Se eu tivesse que definir a palavra PERDÃO eu diria, "JESUS"
Se ei tivesse que definir a palavra JESUS eu diria, 'DESAFIO"

Isso mesmo, desafio, o nosso desafio de sermos como Ele é, o desafio de haver em nós o mesmo sentimento que houve no Filho de Deus. Isso é ser um convertido pelo evangelho de Cristo.

Sola Gratia.

Reinaldo.

Nenhum comentário: