sábado, 29 de janeiro de 2011

HERÓI AS AVESSAS.


Reinaldo Rodrigues.

No meio de uma realidade familiar caótica vi nascer dentro de mim uma necessidade de fazer diferente dos modelos que se apresentavam, e a partir dessa necessidade me esmerei por ser melhor que meus adversários, não era ser melhor no conceito de humilhar meu próximo para que me sobrepujasse, mas melhorar meu eu, para que eu fosse melhor aceito, respeitado e então pudesse alcançar uma vida melhor da que estava vivendo e quiçá melhorar meu futuro.

Havia abismos difíceis de transpor: o estudo, os relacionamentos, a hostilidade, a indiferença, a falta de amor e companheirismo a falta de afeto. Mas eu estava decidido a vencer todos eles primeiro dentro de mim e depois externar aos a minha volta, então fui em busca de ser o melhor filho, o melhor aluno, o melhor amigo, o melhor profissional, o melhor esposo, o melhor pai, o melhor empresário, o melhor pastor e por ai segui meu intento.

Lembro-me nas acho melhor não escrever, ainda, os momentos em que decidi que eu tinha um desafio a diante, um alvo que perseguia e que jamais devia esmorecer, até que me deparei no grande obstáculo para o sucesso do meu intento, eu mesmo. Por mais legitima que eu pudesse determinar que era meu objetivo ele estava fadado ao erro, porque ele esteve todo tempo pautado em mim, quando o meu objetivo final deveria ser o outro, ou seja, devo ser o melhor para que possa fazer o bem a outrem, eu estava tão impregnado de mazelas que de alguma forma precisa e desejava viver algo melhor e confundi tudo e de herói passei a vilão.

Quando me vi com os pés sobre uma areia movediça que me sugava e destruía todo meu esforço, apareceu então o meu eu, foi quando descobri que todo meu esforço havia sido em vão isso porque em linhas gerais estava pautado no egoísmo, achei que poderia mudar o exterior a minha volta de tal forma que eu me beneficiasse, quando na realidade deveria ter buscado uma mudança interior, não de conformismo com o modelo que se me apresentava, mas que me tornasse de verdade uma pessoa melhor gerando um ambiente melhor com possibilidades melhoradas e exponencialmente melhores, não era o reconhecimento das pessoas que mudaria minha vida mas minha decisão de ser melhor para as pessoas que realmente poderia ter feito a diferença.

Por mais difícil que seja devo admitir que errei, errei em gênero, número e grau, errei completamente, talvez tenha errado de forma irrecuperável, não sei!!, mas é assim que me sinto, tenho 44 anos, falhei como filho, falhei como irmão, falhei como esposo, falhei como pai, falhei como amigo, falhei como pastor, falhei como pessoa, se estou exatamente no meio da caminhada, acredito que há novas possibilidade a frente, que venham oxalá eu tenha tempo de fazer tudo de novo, do jeito certo.

Por tudo isso, mais uma vez eu peço perdão.

Sola gratia



Nenhum comentário: