sexta-feira, 22 de abril de 2011

ROCHA.


Em certa oportunidade Jesus falava aos seus e fazia uma reflexão sobre aos valores do Reino do seu Pai, fazendo alusão há um viver sobre uma perspectiva diferente das quais viviam a humanidade da época, falando de uma forma que em uma análise simplista poderíamos resumir como nadar contra a correnteza, o que para mim é uma boa definição do cristianismo pregado por Jesus de Nazaré. E em meio a essa palestra Jesus fala de uma casa que foi edificada sobre a rocha e diz que mesmo vindo os intempéries da vida, vindo os desastres climáticos, sacudiu, balançou mas não pode derrubar aquela casa.

Quantas vezes ficamos a procurar respostas para tentar elucidar questões que vem de encontro a uma teologia totalmente protecionista dos filhos de Deus e então perguntamos, por que? Por que, por que, por que... essa idéia triunfalista de que o crente é invencível, de que ele como filho de Deus só merece e terá coisas boas da vida é tremendamente contraditória do que Jesus ensinou e viveu na própria carne, mas ainda assim vamos encontrar aqueles que usam a Bíblia por puro pretexto de suas afirmações que mais uma vez citarão a Bíblia para afirmar que Ele (Jesus) levou sobre Si todas as nossas enfermidades e que o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, quer dizer, Ele sofreu para que nós fossemos para sempre felizes. A didática pode até estar correta mas a aplicação é totalmente equivocada, Jesus também disse que o servo não pode ser maior do que seu Senhor, que assim como Ele foi perseguido assim nós também seríamos, como o mundo O odiou também seríamos odiados.

Quando Jesus falava da casa edificada sobre a rocha, Jesus falava sobre a fé, falava de uma fé triunfalista sim, mas dava evidencias de que essa fé estava sujeita a todas as contingências da vida, porém poderiam soprar, poderiam balançar aquela casa e nada aconteceria com ela, pois estava edificada sobre a rocha, em outras palavras é fácil de perceber que o cristianismo não desassocia o cristão da vida real, do desemprego, das doenças, das calamidades, dos mal feitores, do assassino, da enchente, do estupro, da queda do avião, do deslizamento, o dia mal virá sobre nossa casa e a diferença só então vai aparecer, porque nessa hora será revelado o alicerce da construção, pois se para muitos as contingências da vida destrói tudo sem deixar nada, para outros fica o alicerce de onde sairá um novo e mais bonito edifício.

Fé não é ausência de sofrimento, fé é nossa capacidade de continuar enxergando Deus além da cortina de fumaça que a vida nos impõe. Fé é acreditar que o troféu esta nas mãos daquele que venceu e será entregue aos vencedores, e só sai vencedor da guerra àquele que luta, só vence a batalha aquele que se suja na lama do campo de batalha e traz no corpo as feridas e as cicatrizes de uma feroz batalha travada em nome de um prêmio prometido e guardado somente aos vencedores.

À luta.


Sola Gratia.


Reinaldo

Nenhum comentário: