sábado, 17 de novembro de 2012

EMOÇÃO E CONVERSÃO.


Talvez você esteja pensando, que título nada haver!!!!

Realmente é um título que não tem nada haver. Não tem nada haver com a verdade, não tem nada haver com o cristianismo de Jesus Cristo, mas tem tudo haver com a igreja de nossos dias. Cultos, congressos, louvor, testemunhos e pregação da palavra antecipadamente preparados para emocionar o auditório e causar um frenesi coletivo de tal forma que todos juntos conduzidos por frases de efeito, gestos, caras e bocas vejam no momento "UM AGIR DE DEUS".

Não há nada que me incomode mais no arraial do Senhor do que a incapacidade do crente de pensar, há anos todas as experiências vividas nos Estados Unidos da América (as boas e a más) veem para dentro de nossas igrejas em forma de BEST SELLER com milhões e milhões de livros vendidos e que precisam ser aplicados na vida da igreja. Não quero abrir mão de maneira nenhuma de uma teologia que vem sendo escrita há mais de dois mil anos, mas há uma necessidade de não perdermos a capacidade de questionar, de realmente entender e não simplesmente aceitar esse besteirol de coisas enlatadas que são servidas a partir da grande maioria dos púlpitos por esse pais a fora.  A cultura americana ou a igreja americana não pode ditar nossa vida aqui no Brasil, tradicionalmente somos um povo que pouco se interessa pela leitura da Bíblia quem dirá livros e essa é a oportunidade que muitos pastores veem para preparar séries de pregações e lições para seminários, cursos e coisas afim, e não muitas vezes sem o devido crédito, o que ainda consegue ser pior porque se torna ladrão.

O negócio é emocionar o povo, é levá-los ao delírio, são frases ditas rapidamente, em tom crescente até perder o folego e quando percebem que esta surtindo efeito ai a loucura é maior ainda, só param quando ha um chororo coletivo ou quando todos estão de joelhos no chão.

Uma vez terminado o evento ou o culto, todos falam da "benção que foi" falam da canção tal ou da outra, ou dessa ou aquela apresentação, muitos não lembram do texto base da pregação, mas falam que foi uma benção, vão para suas casas, repousam e no dia seguinte estão prontos para suas atividades, e o que mudou? Nada mudou é isso que digo: nada mudou. 

Então preste atenção: conversão nada tem haver com emoção exclusivamente, o novo nascimento opera no homem uma frustração tamanha com seu modo de viver e agir e em maior perspectiva o nascido de novo odeia com todas as suas forças o pecado, e abandona o pecado, aquilo que até então parecia normal ele passa a odiar e promove dentro de si orientado pelo Espírito Santo a maior revolução que o homem pode experimentar. Aquele que mentia não mente mais, o que roubava não rouba mais, o que se prostituia não se prostitui mais, o que se drogava não se droga mais é uma inversão tamanha de valores que transforma a pessoa em uma NOVA CRIATURA agora criada a partir do Espirito Santo de Deus que o guiará de agora em diante a toda verdade, se assim não for, é porque a conexão com o Espírito de Deus foi perdida.

Cuidado para não confundir Emoção com Conversão e Devoção com Tarefa.

Você tolera pequenos deslizes, imaginando que Deus vai compreender?
Você tem a igreja como uma forma de acalmar sua mente quando sua consciência te cobra postura?
Você da o dízimo para se sentir melhor?
Você realiza tarefas na igreja por seus líderes?
Você gostas de receber elogios pelas coisas que realiza?
Fica entristecido ao perceber que o que fez não foi notado?  
Imagina que tudo sobra para você quando muitos não fazem nada?

Se sua resposta foi "SIM" para algumas dessas perguntas, você precisa NASCER DE NOVO"
Se ao ler essa minha afirmação você ainda disse: "ENTÃO TODOS PRECISAM!!!!" é mais um claro sinal de que você precisa se preocupar com a sua salvação pessoal e parar de olhar para os outros.

NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO. Disse Jesus.

Reinaldo.

Um comentário:

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Paz do Senhor meu irmão. Este é o dilema em que vivemos atualmente. Quando começa a real conversão? Até que ponto nós estamos verdadeiramente sofrendo por Cristo, tomando a nossa cruz e o seguindo?
Respostas que eu ainda estou procurando. Mas não nos outros, em mim. Diariamente. O resultado estou também postando num blog:
http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br