segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SEGUIR JESUS, UM PROJETO DIÁRIO.

DEVOCIONAL - 49


MATEUS 9: 14 - 15 (JEJUM)

Os teus discípulos não jejuam?
Provavelmente, o que significa que eles não faziam com tanta freqüência como os outros faziam, ou para os mesmos fins, o que é muito provável, os fariseus tinham muitos jejuns supersticiosos. Eles jejuaram para ter sorte nos sonhos, para obter a interpretação de um sonho, ou para evitar a importação do mal de um sonho. Eles também jejuavam muitas vezes, a fim de obter as coisas que eles desejavam. 
Além disso, é provável que essa pergunta foi feita a Jesus quando João estava na prisão, e seus discípulos, envolvido em profunda tristeza por causa disso, observavam dias de jejum. O jejum era a expressão natural de tristeza, e eles se perguntaram porque os seguidores de Jesus não se juntavam a eles em lamentar o cativeiro daquele que foi o precursor e batizador de seu Senhor. Jesus então responde dizendo: "porque andarão tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo esta com ele?" Fazendo menção da Sua morte e separação definitiva de Seus discípulos, aí sim terão motivos para jejuar.
O jejum acabou tornando-se um ato religioso é um dever exigido dos discípulos de Cristo, mas não é um dever como um meio de alcançar algo de Deus. O jejum é a humilhação da alma, Sl 35:13; que é a revelação do nosso interior, a busca pela vitória sobre um impedimento espiritual, um pecado não abandonado, uma situação de controvérsia, etc...; deixar portanto que o exterior seja revelado aos homens é receber deles a recompensa por nossa contrição.
Seja o teu cuidado principal com seu interior e não dê a saber a ninguém. Deus vê em secreto, e vai premiar abertamente.

Reinaldo.



Nenhum comentário: