sexta-feira, 1 de maio de 2009

AINDA ÍDOLO

Ayrton Senna ainda é o esportista favorito entre jovens brasileiros de 15 a 19 anos

José Eduardo Martins - Diário de S.Paulo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 5,0

Adolescentes visitam exposicao de 15 anos de morte de Ayrton Senna - Foto Ricardo Bakker / Diario de S.Paulo

SÃO PAULO - Mesmo depois de exatos 15 anos de sua morte, no GP de San Marino, a 1 de maio de 1994, quando corria pela Williams, o tricampeão de Fórmula-1 Ayrton Senna continua como o maior ídolo do esporte brasileiro. Curiosamente, a popularidade não é grande apenas entre os que vibraram com as vitórias dele durante as manhãs de domingo. De acordo com pesquisa do Ibope/Troiano, Senna (que teria 49 anos se estivesse vivo) é o esportista preferido dos jovens entre 15 e 19 anos - que praticamente não puderam acompanhar sua trajetória.

Enquete especial: vote no melhor momento de Senna

Saudades de Senna, o piloto-espetáculo, por Celso Itiberê

O legado de Ayrton, por Viviane Senna

Fotos da vida e da carreira

No total, foram ouvidos 390 adolescentes, que puderam escolher até cinco nomes de atletas brasileiros. Entre os rapazes, Senna ficou em primeiro lugar, com 31%, seguido por Felipe Massa e Kaká, ambos com 27%. Já entre as moças, o ex-piloto teve 26%, Kaká foi o segundo colocado, com 15%, e Bernardinho, o terceiro, com 9%. O atacante Ronaldo recebeu 12% e 8%, respectivamente, de rapazes e moças.

- A pesquisa foi feita pela internet, que consideramos o ambiente deles, por meio de questionário, sem pressão e no tempo dos jovens -, disse Cecília Russo, diretora da Troiano, empresa do Ibope.

Uma das principais manias dos jovens, o site de relacionamento Orkut também serve como termômetro do carinho dos brasileiros por Senna. A página na internet tem 964 comunidades que remetem, de alguma maneira, ao falecido piloto.

Nenhum comentário: