Ayrton Senna ainda é o esportista favorito entre jovens brasileiros de 15 a 19 anos
José Eduardo Martins - Diário de S.PauloSÃO PAULO - Mesmo depois de exatos 15 anos de sua morte, no GP de San Marino, a 1 de maio de 1994, quando corria pela Williams, o tricampeão de Fórmula-1 Ayrton Senna continua como o maior ídolo do esporte brasileiro. Curiosamente, a popularidade não é grande apenas entre os que vibraram com as vitórias dele durante as manhãs de domingo. De acordo com pesquisa do Ibope/Troiano, Senna (que teria 49 anos se estivesse vivo) é o esportista preferido dos jovens entre 15 e 19 anos - que praticamente não puderam acompanhar sua trajetória.
Enquete especial: vote no melhor momento de Senna
Saudades de Senna, o piloto-espetáculo, por Celso Itiberê
O legado de Ayrton, por Viviane Senna
No total, foram ouvidos 390 adolescentes, que puderam escolher até cinco nomes de atletas brasileiros. Entre os rapazes, Senna ficou em primeiro lugar, com 31%, seguido por Felipe Massa e Kaká, ambos com 27%. Já entre as moças, o ex-piloto teve 26%, Kaká foi o segundo colocado, com 15%, e Bernardinho, o terceiro, com 9%. O atacante Ronaldo recebeu 12% e 8%, respectivamente, de rapazes e moças.
- A pesquisa foi feita pela internet, que consideramos o ambiente deles, por meio de questionário, sem pressão e no tempo dos jovens -, disse Cecília Russo, diretora da Troiano, empresa do Ibope.
Uma das principais manias dos jovens, o site de relacionamento Orkut também serve como termômetro do carinho dos brasileiros por Senna. A página na internet tem 964 comunidades que remetem, de alguma maneira, ao falecido piloto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário