domingo, 20 de dezembro de 2009

A DiFeReNçA ENTRE A IGREJA E A SARJETA



"Quem deseja ter razão de certo a terá com o mero fato de possuir língua"
Goethe
 



è Igreja (do grego εκκλησία [ekklesia] e latim ecclesia) é uma instituição religiosa cristã separada do Estado. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dízimo, construir templos, ordenar sacerdotes e muitas vezes mantê-los e repassar para seus crentes sua interpretação da Bíblia. Igreja também pode signifcar um templo cristão, por exemplo, a "Igreja de São Pedro" (refere-se ao templo dedicado à São Pedro).
Igreja é uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraicoq(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembleia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.
No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.


è        Sarjeta é o diminutivo arcaico de sarja, um tecido muito usado para fazer calças. Quando este tecido arrastava no chão era chamado de sarjeta, de onde veio o nome alternativo da calçada. Ainda, Sarjeta é sinônimo de bueiro, vala, degradação, lodo ou lama. Daí dizer-se: "Fulano está na sarjeta" que equivale a dizer que "fulano está degradado (ou caiu de nível) ao ponto de estar na lama (ou pior, num bueiro)".

Muitas vezes desejei e desejo ainda poder melhorar minha retórica e talvez buscar dar maior corpo aos meus escritos, com toda certeza esta experiência se atrela a bons momentos dedicados a leitura e ao estudo, com toda certeza o cerne desses escritos já os tenho entranhados dentro de cada momento vivenciado até este presente momento na minha vida, minha casa, meus parentes, as pessoas com quem trabalho, as que me odeiam e as que me amam todas essas são a base de minhas conclusões, porém ainda são vivências superficiais se comparadas aos meus sentimentos, idéias concebidas desde criança, pré-concepções adquiridas pelo modelo cristão ainda hoje existente, mas sobretudo fruto de uma experiência pessoal com o evangelho de Cristo, pois não pude ainda viajar para além da vida para meu encontro pessoal com DEUS, mas tudo bem ainda espero esse dia, e não espero de qualquer forma não, espero com grande saudade, como se já estivesse estado com Ele a caminhar, caminhar, não se as ruas eram de ouro, poeirentas, verdejantes, seriam sem importância, pois meus olhos estariam sempre nEle.
Há aqueles que já tiveram, se dentro do corpo ou fora dele não sei, mas afirm, bem deixa isso pra lá, cada um sabe do seu umbigo, se falam que tiverem, então tiveram, como disse: Goethe, “basta ter língua para ter razão” é fiz uma paráfrase, mas ficou legal, não ficou? Agora quando você for usar essa frase, deverá fazer referência a mim:

“Basta ter língua para ter razão.”
Reinaldo

Muito bom!

Parece loucura falar da diferença entre a igreja e a sarjeta, estão tão distantes uma da outra que suas descrições não se assemelham em nada, de fato os que vivem de um lado podem até ter estado no outro, mas não e comum estar nos dois, falar de um é falar de uma ascensão e do outro é falar de uma decadência , porém aquele que nasce na igreja fala do que lhe é próprio e não conhece o outro lado de verdade, da mesma sorte aquele que nasce na sarjeta fala da mesma forma do que lhe é próprio e não conhece o outro lado da verdade. Para ficar claro colocamos aqui igreja os “salvos” e sarjeta o “mundo” acredito que você entenda bem esses vocábulos.

A única coisa que os une é que em ambos os lados existe a pessoal humana, de nenhum lado há um alienígena, apesar do fato dos que estão na igreja menosprezar e os que estão na sarjeta não se imaginam do outro lado e nem se sentem dignos, afinal os da igreja fazem questão de destacar o abismo existente entre esses dois mundos.

Escolha o seu.


Sola Gratia.


Reinaldo

Nenhum comentário: