terça-feira, 6 de abril de 2010

MIND AND HEART


Mente e Coração.

Enquanto os Hindus utilizam a mente como sede do pensamento os semitas utilização a palavra coração para sede dos pensamentos, com as religiões semitas – judaísmo, cristianismo, islamismo e outros ismos a palavra coração é usada por exemplo cerca de 300 vezes na bíblia para significar “intelecto, mente”, no entanto a anatomia ajuda a mudar essas definições onde coração é definido como centro de uma generosa disposição para a compaixão, amor, afeto, ardor, coragem, sentimentos ou inclinações para eles. Mente então representa os poderes e funções mentais e o coração o centro de nossas emoções.

Mas como sincronizar essas duas forças vitais na vida humana?

Se por um lado dizemos que aquele que é guiado pela mente é frio e calculista, estúpido e neurótico, dizemos também que aquele que é guiado pelo coração muitas vezes é idiota, censurável, desprovido de malícia e facilmente enganado.

Quem deve dominar?

Entendo que nenhum deve comandar mas precisam de sincronia, trabalhar em conjunto. A mente pode ser excelente para resolver os quebra-cabeças do dia a dia mas é incompetente quando se trata da vida real.

È como um compositor, ele sabe que a inspiração não vem da mente mas que na grande maioria das vezes essa inspiração não virá se ele não abrir sua mente em sintonia com seu coração que o remete as emoções e aos sentimentos vivenciados ou acalentados.

Quem comanda você? Separe uns minutos durante seu dia e reflita sobre suas atitudes e veja quem esta no comando e busque um equilíbrio, você não precisa ser uma pessoa fria e calculista, mas também não deve ficar cedendo aos caprichos do coração, achar esse ponto de equilíbrio pode ser tão difícil como descobrir a chave da felicidade ou quem sabe seja a própria.

Sola Gratia

Reinaldo

Nenhum comentário: