segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CRISTIANISMO OU PAULINISMO. (PARTE 7)

...CONTINUAÇÃO


Esse estudo é realmente de valor como um meio de descobrir e organizar os fatos, mas não quando ele começa a avaliar e interpretar, que deve inevitavelmente fazer. Censo e o subconsciente está sempre lá, permitindo ou proibindo as idéias de acordo com as suas conseqüências potenciais. Assim, um judeu erudito profissional, Maccoby, deve vir com força sobre Paulo como fundador de uma instituição que tem sido parte de uma longa história de anti-semitismo, que culminou com o Holocausto, enquanto que um cristão erudito profissional, Wenham, a partir da mesma base de conhecimentos, honra e exalta-o como o "escravo de Cristo." Wilson, tem uma opinião em algum lugar entre estes. Devemos, portanto, dar o maior cuidado com as opiniões de estudiosos ou de outros intelectuais que não estão relacionadas com pontos de vista partidário, mas estes são insuficientes porque não partidários raramente têm bastante interesse no tema para segui-lo incondicionalmente. Uma pergunta, portanto, como autêntica uma base não-partidário tem para suas posições. As citações a seguir parece ser de tal natureza:

O dramaturgo britânico, GB Shaw escreveu no prefácio de Androcles e o Leão, em 1913: nunca houve uma imposição mais monstruosa perpetrado além da imposição de limitações da alma de Paulo sobre a alma de Jesus (os escritos de São Paulo ( WSP), editado por Wayne Meeks, W, W, Norton & Co., 1972, p.300).

E Friedrich Nietzsche (1880) escreveu:
Mas quem, além de poucos homens - sabem que a Bíblia também registra a história de uma das mais ambiciosas e importunas mente que existiu, de uma mente cheia de superstição e astúcia: a história do Apóstolo Paulo? Que o navio do cristianismo jogou ao mar sem parte considerável do seu lastro judaico, que era capaz de navegar nas águas das nações e realmente fez isso: este é devido à história de um único homem, que este apóstolo era tão grande conturbado na mente e tão digno de piedade, mas que também era muito desagradável para si mesmo e aos outros. (WSP, pp. 288, 289)

Mas o que foi a base para as afirmações de Shaw e também Nietzsche? Será que eles passam horas longas, semanas, meses e anos (na biblioteca, pesquisa e reflexão, investigação e avaliação, antes de chegar às suas conclusões? Será que eles sinceramente oraram por orientação divina como para ponderar o que escrever? Duvido. Esses intelectuais tinham uma ligação com a igreja, que identificaram como descendentes de Paulo e esse viés, sem dúvida, inspirou os seus pareceres negativos. 

Resumo das Fontes de Informação

As fontes de informação confiáveis sobre Paul são limitadas. Elas são o Novo Testamento e declarações nos escritos de sobrevivência dos primeiros cristãos, como Epifânio, Clemente de Roma e Eusébio.

David Smith, a quem eu citei acima, no início deste século, em seu livro A Vida e Cartas de São Paulo faz uma contribuição relativamente moderna por meio de levantamento de todas as fontes disponíveis e utilizar os resultados para tecer uma vida de Paulo, juntamente com uma cronologia que parece razoável . Em particular, ele fez um bom caso de Paulo, tendo feito duas viagens a Roma, e não um como o Testamento Novo registro indica interrompendo sua história de viagens de Paulo em Atos, com sua prisão em Roma, após seu apelo a César. Posteriormente, talvez uns cinco anos mais tarde e após um atraso missionário longa viagem para a Espanha, ele poderá retornar mais uma vez para Roma, onde foi martirizado no final do ano 67. Não há, no entanto, nenhum fundamento histórico para essa tradição, e é tão provável que Paulo viveu seus anos da pregação de seu Evangelho e fundar suas igrejas.

Vou me basear em registros do Novo Testamento como sendo a única fonte de informação até o momento da primeira prisão romana. Vou aceitar a evidência mais tarde para uma segunda prisão e martírio em Roma, como a única fonte adicional. Esta exceção justifica-se porque parece que prevê Paulo ter escrito as cartas pastorais. Considerar sua autoria tem sido questionada devido à dificuldade de encaixá-los sobre os acontecimentos da carreira de Paulo como relatado no livro de Atos. 

CONTINUA....

Nenhum comentário: