terça-feira, 3 de agosto de 2010

CRISTIANISMO OU PAULINISMO. (PARTE 8)

...CONTINUAÇÃO.

A origem do problema

O Novo Testamento inclui apenas o Livro de Atos, as cartas de Paulo, e uma breve referência em 2 Pedro . Lucas, que também foi o autor do evangelho que leva seu nome, escreveu Atos. Contem nossa narrativa só de vida e ministério de Paulo. Lucas foi um protegido de Paulo, provavelmente um dos seus convertidos como eu sugiro abaixo, e um companheiro quase constante durante os últimos anos.

Se Smith e David estão corretos, Lucas era um grego de Antioquia, que foi convertido lá durante a primeira viagem de Paulo. Paulo encontrou-o novamente durante sua segunda viagem, quando Lucas se juntou a sua equipe missionária e foi assim de perto companheiro de Paulo (D. Smith, p. 125), exceto quando o deixou para trás, para fortalecer as igrejas recém estabelecidas, como a de Filipos. Paulo o considerava como o médico amado (Colossenses 4:14), sugerindo que este último viajou com ele para servi-lo durante suas muitas doenças. Lucas assistiu-o novamente em sua terceira viagem e, como se recolher da primeira pessoa, referências sobre Lucas em Atos, ele também viajou com ele para Roma, onde ele permaneceu com ele durante sua primeira prisão romana. Então, com base na Segunda Carta de Paulo a Timóteo (possivelmente escrito durante a segunda prisão romana), Lucas foi novamente com ele enquanto ele contemplava o seu martírio iminente. Parece que, de todos os ajudantes Paulo e os discípulos, só Lucas permanecia, o que podemos aprender com a melancólica declaração de Paulo, "só Lucas está comigo." (II Timóteo 4:11)

Portanto, o problema mencionado acima resulta do fato de que quase todas as informações que temos sobre Paulo pode ter Paulo como sua fonte. Isto inclui as que foram registradas por Lucas, que certamente não teria sido imparcial quando se trata de relacionar os fatos, o caráter e as doutrinas de seu amado mentor. Além disso, os detalhes de atividades do Paulo, dada em Atos por Lucas e que Lucas não testemunhou pessoalmente, também pode ter sido transmitido a ele por Paulo. Do que eles falam durante o período (s) de reclusão em Roma, ou durante as longas horas passadas em suas viagens juntos, como a viagem do navio mal fadado a Roma antes da primeira prisão romana? Seria difícil exagerar a proximidade do vínculo entre os dois. Devemos sempre manter isso em conta na avaliação de Paulo. Não pode ser uma história imparcial.

Qual o breve referência em Pedro II? Isso, novamente, está sujeito a dúvidas quanto à sua autenticidade e pode ter sido inserido por alguém que quis apresentar Paulo como sendo plenamente aceito na comunhão dos Apóstolos. A referência diz, na íntegra :
Assim também o nosso amado irmão Paulo escreveu para vocês de acordo com a sabedoria dada a ele, falando do presente como ele faz em todas as suas cartas. Existem algumas coisas em si difícil de entender, que os ignorantes a deturpam para sua própria destruição como fazem as outras Escrituras (II Pedro 3:15,16).

Este texto, sozinho fora as obras de Paulo / Lucas, parece especificamente concebida para dar um lugar de honra Paulo que ele não pode de fato ter apreciado. Ele é classificado como irmão muito amado, um homem de sabedoria, consistente em todas as suas cartas. Na verdade, um homem cuja compreensão é profunda, dura, mesmo para o grande apóstolo, Pedro, entender. Se não houver problemas nas igrejas devido aos escritos de Paulo, elas são causadas por ignorantes e instáveis que confundem e distorcem para sua própria destruição. Mas talvez o mais impressionante, as cartas de Paulo são aqui categorizadas como escritura. Esta é a única vez no Novo Testamento que os escritos do Novo Testamento e autores foram tão caracterizados e, aparentemente, colocado em pé de igualdade com Moisés e os Profetas. É muito improvável que qualquer um dos primeiros discípulos tenham pensado em seus próprios escritos como escritura, com a possível exceção de Paulo. E seria Pedro aquele que caracterizaria as cartas Paulo como escritura?

Lucas e o próprio Paulo são portanto, quase nossa única fonte de informações sobre Paulo. Este fato leva-nos a ser cautelosos com preconceitos, mas não impede a aceitação das informações contidas em seus escritos. Além disso, creio que podemos aprender muito sobre o caráter desse homem, examinando o que ele tem escrito. Se, por exemplo, ninguém sabe de fato se o que estava escrito era verdade, então deve-se concluir que o escritor era ou errado ou um mentiroso. Inversamente, se encontrado tudo para ser confirmada na verdade, seria um fundamento para concluir que o autor foi verdadeiro e tomou cuidado para evitar erros. Estas são as conclusões que podemos inferir sobre o caráter de Paulo. Podemos ver as diferentes facetas dos estudos paulinos: seus escritos, seu caráter, e seu evangelho. Este último será avaliada por comparação com os ensinamentos de Jesus que estão registrados nos evangelhos canônicos. 

CONTINUA...

Nenhum comentário: