sábado, 30 de outubro de 2010

É O SENHOR?


O menino Samuel servia ao Senhor junto a Eli. Naqueles dias a palavra do Senhor era muito rara e as visões não eram freqüentes. Certo dia Eli e Samuel já estavam recolhidos e Deus chama Samuel por três vezes e lhe anuncia que seria implacável com a casa de Eli por causa da iniquidade de seus filhos os quais não recebiam a punição por parte de Eli por isso Deus agiria sobre sua casa.

No dia seguinte pela manha Eli chama Samuel e lhe pede que conte tudo sem nada esconder, assim fez Samuel relatando tudo o que dissera o Senhor sem nada esconder, então disse Eli: "Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor!" 

"Honrarei os que me honram e desprezarei  os que me desprezam"

Deus havia prometido prosperidade a casa de Eli, mas Deus revogou tal dito, diante da postura assumida por Eli em relação aos seus filhos e as ações que eles praticavam contra a nação de Israel. 
Já pensou nisso? Ser rejeitado justamente por Deus? Logo por Deus que é longânimo, benigno e compassivo?

Eli havia perdido o temor do Senhor, isso é muito comum em nossos dias, e isso é o mesmo que loucura, afinal o temor do Senhor é o principio da sabedoria (Provérbios 1:7) ao ouvir o veredito de Deus dado por Samuel, Eli não mostra arrependimento, naquele momento Eli despreza o juízo de Deus e a sua misericórdia, não demonstra arrependimento, não muda de atitude, a história do povo de Israel esta repleta de relatos das idas e vindas do povo de Deus e com isso aplacava a ira do Senhor que sempre lhes concedia uma nova oportunidade. Mas Eli preferiu o juízo de Deus, deixou que a soberba dominasse seu coração, tirando-lhe o temos de Deus.

Cuidemos para que não nos sobrevenha tal sorte, pois, como o próprio Eli disse: "Pecando o homem contra o homem, os juízes o julgarão, pecando porém contra o Senhor, quem rogará por ele?"

Sola gratia

Reinaldo

Nenhum comentário: