sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Se Existem Erros na Bíblia Como Saber em Qual Parte Ela Está Correta?



Como você faz para saber qual parte da Bíblia representa um fato real ou uma afirmação correta e qual representa a ignorância dos escritores sobre algum assunto? (ViaFormspring)



- RESPOSTA -


Existem métodos de análise histórica que nos permitem dizer com alto grau de confiabilidade histórica se um evento aconteceu ou não. (N. T. Wright devota algumas dezenas de páginas em seu livroThe Resurrection of the Son of Godexplicando-os detalhadamente.) Agora, nenhum método histórico pode julgar a validade de interpretações teológicas que são dadas aos fatos.




Peguemos como exemplo o caso da entrada de Josué em Jericó. É muito provável, mas muito provável mesmo que este evento tenha acontecido. Ele é um evento-chave na história de uma nação que valorizava muito sua tradição oral, além disto, ele é atestado em escritos antigos, como o próprio livro de Josué e, se não me engano, é mencionado em alguns registros não-hebreus.

Agora, o que a história pode dizer sobre o fator teológico deste fato? O que a história pode dizer sobre Deus ordenando efetivamente a destruição desta cidade, ou sobre Deus ajudando sobrenaturalmente que a matança fosse levada a cabo pelos soldados? Nada. Esta é uma interpretação teológica do evento, não vejo como ela poderia ser analisada historicamente.

Agora, como saber se uma interpretação teológica que é associada a fatos bíblicos deve ser considerada real ou mera ilusão de quem escreveu? (Acredito que esta deva ser sua pergunta.) Eu particularmente busco usar o bom senso ao analisar estas interpretações teológicas que os escritores atribuíam aos fatos que eles narravam. Partindo do princípio de que Deus é Onibelevolente, e que ele ama seus inimigos, será que podemos racionalmente concluir que Deus tenha ordenado tanta matança como os escritores do Antigo Testamento narraram? (Uma pessoa, aliás, contabilizou quantas mortes são associadas a Deus e ao Diabo na Bíblia. Enquanto Deus matou 2.038.344 pessoas, o Diabo ceifou 10.)

Veja que eu não questiono a historicidade dos fatos bíblicos. Eu acredito na invasão de Jericó, eu acredito que Israel guerreou contra várias nações vizinhas por séculos. Mas, será que Deus deu mesmo uma ordem para que os israelitas matassem homens, mulheres, (em algumas matanças Deus teria ordenado que se matassem todos, menos as virgens, como um tipo de bônus para os soldados) e crianças? Reconheço que talvez algumas mortes poderiam ser justificadas em razão de, digamos, planos “maiores” de Deus que as exigiriam, mas o que dizer das mortes desnecessárias que teriam sido ordenadas por Deus? Será que Deus teria dado ordens tão alheias ao espírito que Jesus ordenou que tivéssemos, o espírito do "dê a outra face", "ore pelos que te perseguem" e "caminhe uma milha a mais"? Se sim, como Ele pode ser chamado de Bom?

Há alguns meses atrás Julio Severo defendeu que a tragédia no Haiti aconteceu por juízo de Deus, ou seja, toda aquela matança teria sido causada pela mão de Deus. Rapidamente várias críticas surgiram na internet. (Veja, por exemplo, a crítica do Púlpito Cristão.) Para estas pessoas que criticaram as palavras de Julio Severo, um Deus de amor não pode ter sido o responsável por causar tanta dor e sofrimento sobre pessoas tão sofridas quanto os haitianos. Estávamos todos atônitos com as imagens que víamos na TV e a ideia de que Deus foi o responsável por aquilo que estávamos vendo sequer deveria ser considerada. Agora, o que dizer sobre o Jericó pós-invasão israelita? Será que podemos atribuir tanta matança, dor e sofrimento às mãos de Deus? Se sim, como podemos chamá-lo de Bom e Santo?

Então, respondendo à sua pergunta, eu busco analisar as passagens bíblicas com bom senso. Não abro mão da Santidade e da Bondade de Deus, mas sinceramente isto tem me impedido de acreditar na inerrância bíblica aos moldes fundamentalistas. Bem... que seja!



Originalmente postado por Eliel Vieira

Nenhum comentário: