domingo, 14 de novembro de 2010

ANSIEDADE.


  “um sentimento intimo de apreensão, mal estar, preocupação, angústia e/ou medo acompanhado de um despertar físico intenso”
Sejam quais forem os tipos de ansiedades que possamos experimentar precisamos aprender a lidar com elas e para fazê-lo primeiramente precisamos saber o que pode causar ansiedade em nossas vidas.

1. A LUTA ENTRE O TER E O QUERER.
No texto de Filipenses 4.6 em que Paulo fala sobe a ansiedade podemos perceber uma das razões porque podemos ficar ansiosos. Ele afirma: Não andeis ansiosos por coisa alguma e depois fala para apresentarmos estas coisas em oração na presença de Deus. O que Paulo quer dizer quando afirma que não devemos ficar ansiosos com coisa alguma? Ele está afirmando que uma das razões porque um crente pode ficar ansioso e com algo que não tem e deseja ter. Um crente pode ficar ansioso quando fica na expectativa de ter algo que ainda não tem. Por exemplo: Um crente ainda não tem um emprego e está na expectativa de ter. Isto pode causar ansiedade. Um crente não tem filhos, não tem ainda uma casa, não tem namorado ou qualquer outra coisa e deseja ter. Ao ficar na expectativa de ter isto gera ansiedade. Paulo sabendo disso faz a afirmação de que não devemos ficar ansiosos com coisa alguma. Grande parte de nossas ansiedades é fruto de nossa expectativa por coisas que não temos e desejamos ter. Talvez digamos que este tipo de ansiedade é normal, que ninguém pode ficar sem ela. Acredito realmente que seja assim e que não tenhamos tanta facilidade em não estar ansiosos quando Paulo disse, porém se mantivermos um coração conformado e agradecido quanto as coisas que possuímos com certeza o peso dessa ansiedade será bem menor em nossa vida.

2. NOSSAS NECESSIDADES.
Outra causa da ansiedade observamos no texto de Mateus 6.25. Neste texto Jesus fala sobre a ansiedade. Ele afirma: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem quanto ao vosso corpo. Quanto ao que haveis de vestir. Jesus ao fazer esta afirmação está nos mostrando que outra razão porque uma pessoa pode ficar ansiosa e quando fica na expectativa de suprir suas necessidades básicas. A ansiedade em nossa vida pode ser causada por ficar na expectativa de ter nossas necessidades satisfeitas. Especialmente quando esta necessidade ainda não está suprida. Alguém pode ficar ansioso se observa que ainda não tem o dinheiro para comprar o que necessita. Pode ficar ansioso se observa que ainda não tem dinheiro para pagar suas contas. A expectativa de suprir nossa necessidade pode gerar em nosso coração ansiedade. Crentes, especialmente aqueles que trabalham como autônomos têm grande tendência de ter a ansiedade causada por esta razão. Crentes, que tem trabalhos humildes que não ganham muito podem também ser apanhado por esta ansiedade. Nesse texto Jesus nos fala de dependência ao Pai, confiar e experimentar que o básico para nossa existência não nos faltará, o problema aqui é que geralmente não estamos contentes com o básico e a Bíblia nos adverte a estar contentes se já temos com o que comer e nos vestir, ou seja, o básico (1Tim 6:8).

3.  SITUAÇÃO DE PERIGO.
Uma terceira razão de ficarmos ansiosos, encontramos na história de um dos maiores profetas do antigo Testamento (1 Reis 19). Elias logo após ter obtido uma grande vitória contra os profetas de Baal. Ele os matou e depois passou a experimentar uma situação de perigo. Jesabel a rainha esposa de Acabe afirmou que ia matá-lo. Este fato levou o profeta Elias sentir bastante ansiedade. A história desse fato mostra que Elias ficou muito ansioso diante da ameaça da rainha Jesabel. Isto aconteceu com Elias e pode acontecer com qualquer pessoa uma vez que a ansiedade pode ser causada pela apreensão que sentimos diante de uma situação de perigo. Quando ficamos apreensivos como Elias ficou diante de uma ameaça isto pode gerar ansiedade. Por exemplo, quando caminhamos num lugar escuro e ficamos apreensivos que algo ruim pode acontecer a nossa vida sentimos ansiedade. Este tipo de causa também se manifesta com relação a outras pessoas especialmente muito ligadas a nós. Quando um esposo, ou esposa, filho ou filha estão sob ameaça de algum perigo isto pode gerar ansiedade em nós. Esta causa pode ser tanto real como imaginária. Se nossa mente imaginar que estamos sob ameaça de algum perigo ou alguém que amamos está sob ameaça de algum perigo isto pode gerar ansiedade. É o caso por exemplo de quando estamos esperando nossos filhos e não sabemos se algo aconteceu de ruim ou não e imaginamos que tenha acontecido. Isto causa ansiedade.

4. DECISÕES QUE TEMOS QUE TOMAR.
Uma última causa de ansiedade é aquela que podemos experimentar diante de decisões que temos que tomar. Na história de Jesus vemos um momento em que Jesus lutou muito com este tipo causa da ansiedade. Quando Jesus estava no Getsemane (Mateus 26:36-46), tomando a decisão final de se entregar aos líderes judeus para ser crucificado e morto ele enfrentou este tipo de causa da ansiedade. A pressão de tomar a decisão mais difícil de sua vida por pouco não levou Jesus a ficar ansioso. Diante da pressão de tomar a decisão Jesus poderia ter ficado ansioso. Ele venceu, porém lutou para poder ser vitorioso. O medo de não tomar a decisão certa causa essa ansiedade, por isso é necessário que em decisões complexas estarmos certos do que queremos e tomemos conselho com pessoas mais experientes, se isolar e se achar suficientemente capaz nesses momentos podem redundar em grande fracasso, submeter sua causa a Deus em oração e devoção na palavra aliado ao conselho experiente de alguém que lhe seja caro, ajudará a vencer a ansiedade bem como a tomar a decisão certa, não obstante não lhe isente como único responsável por ela.

Sola Gratia

Reinaldo

Nenhum comentário: