sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CUMPRIR

“Tudo isto tenho guardado desde a minha mocidade”.

Um jovem se aproxima de Jesus e lhe o indaga: "Mestre, como poderei herdar a vida eterna?" Jesus lhe diz: "Guarda os mandamentos?", "sim, todos eles tenho guardado desde a minha mocidade". Responde Jesus: "Ainda lhe falta algo..."

Nessa narrativa Jesus mostra com muito mais profundidade o nosso relacionamento com o Reino de Deus do que gostaríamos. Preferimos muitas vezes olhar para a presunção do Jovem ou olhar como as riquezas podem separar o homem do reino de Deus.

Na verdade, vejo que a mensagem a ser observada nessa passagem esta na impotência da religiosidade na tentativa de salvar o homem, nossa religião nada mais é do que uma pálida tentativa de compensarmos nossos pecados atravez do cumprimento e observância de credos, ritos e um cem números de regras que as denominações impõe aos seus fieis, é como se ainda pagassemos indulgência pelo nosso consolo ao imaginar que estamos "agradando a Deus" e por consequência sendo dignos do seu Reino.

Jesus esta dizendo: Não é o cumprir que faz de vocês herdeiros, sereis cidadões do Reino de Deus quando descobrirem que não é cumprir ou viver algo para que os outros vejam, mas é necessário que os valores do Reino frutifiquem no vosso interior para que então sejam verdadeiras as vossas ações.

O jovem diz que observava os mandamentos desda sua mocidade, então Jesus ataca de pronto o primeiro mandamento, pois sabia o lugar que o dinheiro ocupava na vida daquele jovem. O Jovem maneia a cabeça e se retira pesaroso, pois era possuidor de grande fortuna. Cumprir não basta, você pode agradar seu pastor e os irmão a sua volta, mas não será  aprovado no final.

Muitos são chamados mas pouco serão os escolhidos.

Não se engane.

Sola Gratia.

Reinaldo

Nenhum comentário: