terça-feira, 8 de março de 2011

"SER" HUMANO.


“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram.” Mateus 4.19-20


Ao contrário do que se diz por ai, não creio que esse chamamento do Mestre seja um convite para que sejamos meramente anunciadores do Reino de Deus, creio sim que o que Jesus quiz dizer aqui com essas palavras foi na verdade falar do resgate do "SER" humano dentro de cada um de nós, lê-mos no Genesis: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. . . Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." e como é na verdade essa semelhança com Deus? nada tem haver com nossa capacidade de raciocínio ou cominicação na verdade se olharmaos para Galatas leremos: “Mas o Fruto do Espirito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” essa é a semelhança de Deus, esse também é o homem que Jesus quer resgatar em nós, vinde após mim e vos vareis pescadores de homens, nos fala sim desse resgate da imagem de Deus perdida com a entrada do pecado: Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Dessa forma podemos concluir que o homem que originalmente foi criado para refletir a imgame de Deus, passou após a entrada do pecado e refletir a imagem do pecado, a imagem do mal, a imagem do Diabo.

Quando Jesus disse a Nicodemus "Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus." ele falava da necessidade de resgatar o "SER" humano que fora morto pelo pecado,  “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” então nascer de novo é muito mais do que uma simples mudança de hábitos, vestimentas, palavriado, ou ambientes, nascer de novo é ter alegria, amor, paz, longanimidade, benegnidade, bondade, fidelidade, mansidão, dominio próprio, em suma é ser semelhando ao Filho de Deus, é ter o caráter de Cristo.

Como sei que nasci de novo? Quando os frutos desse novo nascimento forem evidentes na sua vida, quem nasceu de novo sabe que é uma nova criatura, pena que muitos preferem viver se enganando, mas tudo bem, haverá a hora de separar o joio do trigo, ainda é o momento de viverem juntos, afinal muitos são chamados mas poucos são os escolhidos. (Observe a grandeza da sabedoria de Jesus, que não disse sobre a necessidade do novo nascimento para um ladrão, um crápula ou a uma prostituta, os quais sobrecarregados de pecado necessitavam de uma mudança radical e urgente, mas admoestou justamente a um homem de conduta ilibada, temente a Deus, religioso, zeloso da lei de Moisés, príncipe dos Judeus, o qual trazia consigo a certeza que Cristo verdadeiramente é o Filho de Deus.)

Continua.

Sola Gratia.

Reinaldo

Nenhum comentário: