sábado, 25 de junho de 2011

BEM E MAL.


Há muito tempo atrás assisti um desenho onde a Disney apresentava o pateta quando tinha de tomar alguma decisão com um anjinho e um diabinho em volta de sua cabeça e é claro, um tentava induzi-lo ao bem e o outro ao mal, o que parecia ser inocente ficou gravado em minha memória, essa caricatura da eterna luta entre o bem e o mal. No entanto tudo isso esta muito longe dessa idéia lúdica, afinal o bem e o mal esta longe de ser um agente externo, bem e mal estão arraigados dentro de nós, diversas vezes vejo discussões a acerca de crimes bárbaros onde se tenta de todas as formas apontar os motivos que levariam tal pessoa a agir daquela forma, no meu modo de ver uma pálida tentativa de esconder ou minimizar o que realmente somos, não se quer na verdade admitir que somos sim capazes de afagar e de matar, somos sim capazes de estender a mão para salvar ou para destruir, somos sim capazes de sentir prazer em ajudar mas também de sentir prazer nas crueldades contra quem não se quer bem.

O bem e o mal estão dentro de nós, não há quem o exorcize, padre, pastor, evangelista, reverendo, bispo, papa, macumbeiro, não há curso, palestra, encontro, retiro, nada é capaz de mudar essa verdade, nascemos com a raiz do mal e morreremos com ela.
Muitos discordarão, apontando: psicopatas, serial killers pessoas notadamente más na sua essência. Há um conto que diz:

“Certo discípulo aproxima-se de seu mestre e lhe indaga:

- Mestre tenho dois cães, um é extremamente dócil e amável e o outro feroz e mal, qual deles sobreviverá?

O mestre com sua sabedoria lhe responde:

- Aquele a quem você alimentar”

O sábio mestre ensinará ao seu jovem seguidor o caminho para que o mesmo pudesse escolher entre torna-se essencialmente do bem ou do mal.

Porém podemos sim minimizar o mal dentro de nós, mas não exterminá-lo, o controle de nossas práticas, de nossas emoções, os lugares e coisas que nos permitimos estar e com quem estar são decisivos na formação do ser que queremos ser.

Cristo não nos liberta desse velho homem, mas prometeu uma nova vida além dessa, onde definitivamente estaremos livres dessa inclinação, é certo que Jesus Cristo ensina aos seus seguidores que nossas ações e atitudes diárias para com a vida e as pessoas devem enaltecer o bem e dessa forma vencer o mal.

É exatamente isso que se espera de um cristão, e não se consegue isso com a marcha para cristo (desculpe o minúsculo, mas o Cristo que eles apresentam nesse tipo de manifestação é esse: MINÚSCULO.) não são shows, ou tapetes de serragem que fazem a diferença no mundo, fazer a diferença no mundo não é missão coletiva mas sim individual: é como bom empregado, como bom empresário, como bom contribuinte, como bom filho, como bom estudante, como bom profissional, como bom pai, como bom esposo são nossas atitudes que podem impactar vidas, as pessoas nos conhecem é no dia a dia, a árvore em meio ao pomar é reconhecida por seu fruto.

É tão enfadonho acessar a internet e ler as notícias dos blogs e sites evangélicos e descobrir tanta briga por ideologias, cada qual defendendo sua visão de mundo e de cristianismo, que me importa se Jesus volta ou não, importa eu estar preparado para qualquer das duas situações, a justiça de Deus se manifestará justamente quando nenhuma justificativa mais valerá, porque no final o que vale é o amor.

Serei machucado e mesmo sem querer vou machucar, e digo sem querer, porque decidi manter vivo o bem dentro de mim. Não escaparei de frustrações e de frustrar, assim é a vida, negar isso é tolice é caminhar para abismos utópicos que só fazem prometer o que não se verifica além de textos e discursos polidos e inflamados por pessoas mentirosas e de duplo ânimo.

O premio é para o vencedor, vencedor é aquele que derrota o mal primeiro dentro de si e que não responde a esse mesmo mal com o mal, antes paga o mal com o bem, esse receberá uma coroa de glória.

Paz a todos.

Reinaldo


Nenhum comentário: