domingo, 20 de janeiro de 2013

SEGUIR JESUS, UM PROJETO DIÁRIO.

DEVOCIONAL - 20


MATEUS 6: 16 - 18 (JEJUM)


Jejuar não salva.


“9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este[publicano] desceu justificado para sua casa, e não aquele [fariseu]; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lc 18:9-14 ACF)

Nesta parábola, Jesus ensina que a salvação não pode ser alcançada por obras religiosas e boas intenções. O auto-elogiado fariseu deixou o templo numa condição não salva diante de Deus. O publicano arrependido foi salvo por se humilhar e buscar a misericórdia de Deus. Nem jejuar, nem dizimar, nem outro dever religioso podem justificar um homem diante de um Deus santo.

Como na oração Jesus deixa claro que o Jejum não deve ser opcional mas sim uma prática entre seus discípulos, ao se referir ao jejum não diz "se jejuardes" mas sim "quando jejuardes".
O jejum não deve ser um ritual religioso e nem ter imposição de outros, o jejum deve ser praticado e devemos entender que precisamos fazê-lo, no entanto quem define esse momento é o discípulo dirigido pelo Espírito Santo em função de uma batalha espiritual, um pecado arraigado que precisa ser vencido, a busca de uma maior intimidade com Deus, a pratica da oração, do perdão, da esmolas e do jejum não devem jamais ter uma conotação de troca, todas elas devem ser uma expressão da nossa devoção à Deus, e quando o fizermos deve ser feitas do nosso íntimo desejo de serviço.

O jejum será uma expressão de devoção, não faz sentido o jejum desassociado de uma vida de oração, perdão, serviço, de fuga do materialismo, do orgulho e egoísmo, o jejum é a busca da interação com nosso Deus, não jejue enquanto trabalha, não jejue estando na igreja, o jejum deve te levar a intimidade com Deus, faça-o quando puder se retirar e ficar só com seu Deus.
(Isaías 58: 3-9) - (Zacarias 7: 5-10)


Reinaldo.

Nenhum comentário: