quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CRISTIANISMO OU PAULINISMO. (PARTE 10)

...CONTINUAÇÃO.

UM GRANDE EQUÍVOCO?

Paulo faz grande menção a volta de Jesus e baseia parte de sua doutrina na eminente volta de Jesus, e se equivoca em seu entusiasmo por não considerar Jesus homem, levando em consideração o Cristo ressurreto, e deixando de lado as palavras do Mestre.

O Senhor está perto!

Vou demonstrar aqui que ele cometeu um erro em uma única doutrina, tal como estabelecido pela história. Nem era uma insignificante doutrina, pois muito bem embasado de sua fé e crença foi a inspiração para muitos outros ensinamentos. AN Wilson classificou como fundamental doutrina (Paul, a Mente do Apóstolo, p 177). Esta foi a sua doutrina da Parousia, a volta eminente do Senhor para a terra, que ele esperava a qualquer momento. Esta doutrina aparece repetidamente ao longo de sua epístolas. Aqui estão alguns exemplos:

 O Senhor está próximo (Fp 4:5).

 
 . . . de modo que você não está desprovido de qualquer dom espiritual, enquanto você espera a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, que irá sustentá-lo até o fim, sem culpa no dia de nosso Senhor Jesus Cristo (I Cor. 1:7).

 Eis que vos digo um mistério. Nós nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. Pois a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (I Coríntios. 15:51).

 Para isso, declarar a vocês, pela palavra do Senhor, que nós que estamos vivos, que são deixados até a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. . . Porque o mesmo Senhor descerá do céu com uma seca de comando, com o arcanjo da chamada, e com o som da trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós que estamos vivos, que estão à esquerda, devem ser arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor (I Ts. 4:15-17).

 Penso que tendo em conta o perigo iminente é bom para uma pessoa permanecer como está. É ligado a uma mulher? Não procure ser livre. Você está livre de uma mulher? Não procures casamento. No entanto, aqueles que se casarem terá problemas mundanos, e eu gostaria de poupá-los disso. Quero dizer, irmãos, o tempo determinado tem crescido e é muito curto, a partir de agora, que aqueles que têm esposas vivam como se não as tivessem, e os que choram, como se fossem Não luto, e os que se alegram, como se não estavam contentes, e aqueles que compram como se eles não tinham bens, e aqueles que lidam com o mundo como se eles não tinham relações com ele. Para a forma deste mundo está passando (I Coríntios. 7:26-31).

 Ora, estas coisas aconteceram a eles como um aviso, mas elas foram escritas para nossa instrução, para quem o fim dos tempos chegou (I Coríntios. 10:11).

Assim, firme convicção de Paulo era que o Senhor estava próximo, que nem todos dormiremos, que a forma deste mundo está passando, e que nós que estamos vivos, seremos arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Ele também acreditava que o tempo determinado era muito curto, e que era com ele e seus discípulos que o fim dos tempos havia chegado. O uso do pronome na primeira pessoa torna certos de que ele entendeu que ele estaria entre aqueles que ainda estariam vivos no dia do Senhor. Erros como representado pela seguinte frase: "Nós nem todos dormiremos," certamente são corretamente classificados como erros, pois nenhum daqueles a quem ele escreveu ainda vivem.

A Fonte

Qual foi a origem dessa idéia? Foi um ponto chave no seu evangelho, e ele foi muito específico sobre a origem do todo:
O evangelho que foi pregado por mim não é do homem, porque eu não recebi de homem algum, nem me foi ensinado, mas ele veio com uma revelação de Jesus Cristo.
Será que devemos acreditar que Jesus comunicou diretamente a Paulo a doutrina do seu regresso à terra na época de Paulo? Ele disse acima, ". . . isso eu vos declaro, pela palavra do Senhor. "Se assim for, Jesus também estava enganado? Mas, neste caso, Jesus não pode mais ser identificado como a Verdade.


Eu prefiro muito mais outra opção, como a que Paulo estava errado, que ele tinha visões durante o qual ele acreditava que estava se comunicando com Jesus, quando ele na verdade não estava. Ele anunciou, portanto, seu evangelho, e não de Jesus, mas a partir de qual era a fonte que se comunicava com ele durante suas visões? Mas este não é o momento para expandir o significado deste assunto. Aqui apenas quero demonstrar que Paulo pode ter sim cometido um erro, e isso é suficiente para justificar nosso questionamento sobre o que ele ensinou sobre Jesus Cristo. 

Conclusão.

A crença de Paulo na volta iminente de Cristo foi uma condenação primária que motivou grande parte do seu ensino e foi fundamental para toda a sua abordagem à vida. Acreditando que a forma deste mundo era acabar em breve, ele não viu necessidade de lidar com qualquer coisa dentro de um futuro longo. Por isso, aconselhou todos a ordem de suas vidas à luz deste acontecimento iminente. Isso explica passagens como I Coríntios. 7:26-31 listados acima. Porque procuram uma mulher quando a casa está em chamas e o telhado esta para desabar? Por plano de refeições de amanhã, quando nós não estaremos aqui para comê-los? Por que a revolta contra os romanos, quando o Senhor foi para lidar com eles todos os dias? Por procurar qualquer coisa deste mundo, no futuro, quando nem ele, nem nós, estaremos aqui? Sob esta convicção, só se pode preparar para o evento esperado, manter-se isento da corrupção do mundo e, em outros lugares, como Paulo aconselhou, buscai as coisas que estão acima. A glória celestial se torna significativa e como única realidade, a única consideração para o planejamento era o hoje! Assim, a doutrina de Paulo sobre Jesus "vindo logo” estava claramente errada, sendo evidenciada por dois mil anos de história. Há muitos outros erros doutrinários que traremos à tona, onde iremos comparar algumas das doutrinas específicas de Paulo com a de Jesus. 

CONTINUA....

Nenhum comentário: