quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SEGUIR JESUS, EM PROJETO DIÁRIO.

DEVOCIONAL - 24


MATEUS 6: 25 - 34 (ANSIEDADE)

Desconhecer ou não saber diferenciar o que é EFÊMERO do que é ETERNO é um dos fatores que nos levam para dentro do poço da ansiedade.

Estar ou viver a vida na dimensão da preocupação do que comer, vestir, de como pagar essa ou aquela conta nos faz voltar nosso pensamento e sentimento a tudo que é efêmero, onde são jogadas nossas perspectivas e sonhos, a partir daí somos dominados por conjecturas das mais variadas, cujo ônus é uma vida de ansiedade que corroí o ser humano de dentro para fora mantendo-o aprisionado a preocupações que antecipam sofrimentos que quase que na totalidade nunca chegam a acontecer. O fato é que a ansiedade rouba o espaço da confiança, impedindo que venhamos a crer na provisão daquilo que é essencial para a manutenção da vida. Quando vamos compor em nossa mente as coisas que acreditamos de extrema necessidade a ansiedade sorrateiramente rouba de nós as afirmações de Jesus de que Deus haveria de cuidar de nosso sustento. Se cuidadosamente ligarmos os textos de ontem e hoje veremos a intima relação que se encontra aqui, afinal Jesus estava exatamente condenando o apego ao dinheiro, afirmando que tal apego transforma nossos olhos em trevas, instalando o mau, ficando nosso corpo em estado tenebroso, onde apenas o dinheiro é capaz de nos prover.
Há diversas fontes de ansiedade, no entanto aqui Jesus trata daquela que se manifesta pelo apego excessivo ao dinheiro de tal forma que veda os olhos e torna incapaz a mente de aceitar que a providência Divina será capaz de nos sustentar como as flores e pássaros, Jesus nos versos 31 e 32 nos adverte: "Não andeis pois inquietos (ansiosos), dizendo: Que comeremos, ou que beberemos ou com que nos vestiremos? Porque todas essas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas."

Amado(a) cidadão(ã) do Reino de Deus, confie sua vida e provisão nas mãos daquele que é o Rei do universo, dono do ouro e da prata, daquele que sabiamente cuida das flores do campo e das aves do céu, porque somos infinitamente mais preciosos para Ele, lembre-se que seu reino e sua casa não pertencem a esse mundo, busque pois o reino de Deus em primeiro lugar e nunca mais haverá espaço para que a solicitude pelas coisas da vida roubem sua paz. 

Fraternal abraço.

Reinaldo.


Nenhum comentário: