domingo, 3 de fevereiro de 2013

SEGUIR JESUS, UM PROJETO DIÁRIO.

DEVOCIONAL - 35


MATEUS 8: 1 - 4 (CHANCELA)

Ao concluir o sermão do monte Jesus desce a montanha e a grande multidão que afluiu ao local por causa de sua pregação o seguia ainda estasiada pela sua pregação e pela autoridade com a qual as proferia, durante a descida se aproxima dEle um leproso, este o adorou e disse: "Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo." Aqui Jesus dá início ao seu ministério de milagres ao dizer: "Quero; sê limpo".

É importante frisar aqui que o escritor deste evangelho tem a preocupação de mostrar Jesus como o MESSIAS prometido no antigo testamento pelos profetas. Dessa feita este e os demais relatos de milagres nada são se não uma chancela que visa corroborar a mensagem pregada no sermão do monte, os milagres não visavam especialmente  causar benefícios ou tornar a vida melhor, mas sim testificar a divindade do Mestre em relação aos demais mestres que existiam na época.

A lepra não era considerada uma doença mas sim uma impureza, marca da desaprovação de Deus em relação ao seu possuidor, dessa forma Jesus demostra que se por uma lado foi a mão de Deus que colocou a lepra é também a mão do mesmo Deus que a cura. O pecado é a lepra da alma, desliga-nos da comunhão com Deus, a purificação vem da eliminação desse mal, e essa deve ser nossa maior preocupação. Essa cura deve-nos fazer pensar, Ele bem pode nos tornar limpos, mas é necessário ir até Ele, esse é o reconhecimento de que Cristo tem autoridade para nos livrar da lepra chamada pecado, como também é o reconhecimento do estado em que estamos, afinal Jesus não veio para os sãos. A lepra é uma doença repugnante que afasta e enoja as pessoas, Mateus diz que Jesus estendendo a mão o tocou, do mesmo modo o pecado é uma doença repugnante que nos afasta de Deus, mas Ele escolheu tocar-nos e nos tornar livres definitivamente. 

No desfecho Jesus orienta o homem a ir ao templo se apresentar ao sacerdote e cumprir o que Moisés havia determinado. Da mesma forma após tocar-nos e nos livrar do cativeiro do pecado esse desfecho nos serve de direção, vá e faça como preguei em meu sermão e isso lhe será por testemunho de que vocês agora pertencem a um novo reino, o reino de meu Pai.

Disse Jesus: "Quero, sê limpo". Amados, vivamos em novidade de vida.

Reinaldo.




Nenhum comentário: